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Silva, J. P., Estanque, E., Mineiro, J., Sebastião, J. & Lopes, J. M. T. (2019). Antiguidade e poder simbólico na praxe académica. Análise Social. 54 (232), 438-460
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J. P. Silva et al.,  "Antiguidade e poder simbólico na praxe académica", in Análise Social, vol. 54, no. 232, pp. 438-460, 2019
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@article{silva2019_1734785191164,
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}
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TY  - JOUR
TI  - Antiguidade e poder simbólico na praxe académica
T2  - Análise Social
VL  - 54
IS  - 232
AU  - Silva, J. P.
AU  - Estanque, E.
AU  - Mineiro, J.
AU  - Sebastião, J.
AU  - Lopes, J. M. T.
PY  - 2019
SP  - 438-460
SN  - 0003-2573
DO  - 10.31447/as00032573.2019232.01
UR  - http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n232_a01.pdf
AB  - A praxe académica consiste num conjunto de rituais iniciáticos que abrange um largo número de estudantes do ensino supe- rior português. Dela faz parte o exercício de poder assimétrico dos alunos mais antigos sobre os recém-chegados, uma lógica assimétrica que impõe uma hierarquia fundada na antigui- dade. Este artigo analisa as manifestações, a origem e os meca- nismos de legitimação e reprodução deste poder. Ele resulta da antiguidade dos estudantes mais velhos enquanto elementos de um grupo estabelecido, capaz de impor normas e barreiras, e reforça-se através de uma dimensão ritual e simbólica que o legitima e naturaliza, ocultando-o enquanto forma de poder.
ER  -