Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Madeira da Silva, Teresa (2001). A Cartografia como Suporte para o Estudo da Evolução do Traçado Urbano da Cidade de São Tomé. Colóquio A Representação da Cidade de Origem Portuguesa na Cartografia Urbano Histórico.
Exportar Referência (IEEE)
M. T. Silva,  "A Cartografia como Suporte para o Estudo da Evolução do Traçado Urbano da Cidade de São Tomé.", in Colóquio A Representação da Cidade de Origem Portuguesa na Cartografia Urbano Histórico., Rio de janeiro , 2001
Exportar BibTeX
@misc{silva2001_1714103194496,
	author = "Madeira da Silva, Teresa",
	title = "A Cartografia como Suporte para o Estudo da Evolução do Traçado Urbano da Cidade de São Tomé.",
	year = "2001",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A Cartografia como Suporte para o Estudo da Evolução do Traçado Urbano da Cidade de São Tomé.
T2  - Colóquio A Representação da Cidade de Origem Portuguesa na Cartografia Urbano Histórico.
AU  - Madeira da Silva, Teresa
PY  - 2001
CY  - Rio de janeiro 
AB  - Esta comunicação pretende mostrar a metodologia utilizada na construção de plantas relativas à evolução do traçado urbano da cidade de São Tomé no arquipélago de São Tomé e Príncipe, desde as primeiras ocupações (século XV), até meados do século XVII.

Com base em cartografia existente, iconografia e textos relativos à cidade de São Tomé foram construídas plantas de várias épocas históricas, do Traçado Urbano da Cidade de São Tomé, nomeadamente: na actualidade, no início do século XX, no final do século XIX, no final do século XVIII, na primeira metade do século XVII, no final do século XVI e no final do século XV e início do século XVI.

Dado que a cartografia por si só não constituiu elemento suficiente para a compreensão do traçado urbano da cidade desde o século XV (a planta mais antiga encontrada da cidade data de meados do século XVII – 1646), neste estudo, as referências à bibliografias e iconográficas, constituem elementos importantes de apoio à cartografia. Não me vou referir a elas em particular, no entanto, não gostaria de deixa de referir que elas constituíram um elemento fundamental e complementar para o uso da cartografia.
ER  -