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Gonçalves, V. (2015). COPY Dos Empreendedorismos Jovem e Sénior ao Empreendedorismo Intergeracional. Uma revisão da literatura. Workshop  “Dinâmicas Socioeconómicas  e  Territoriais  Contemporâneas”.
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V. B. Gonçalves,  "COPY Dos Empreendedorismos Jovem e Sénior ao Empreendedorismo Intergeracional. Uma revisão da literatura.", in Workshop  “Dinâmicas Socioeconómicas  e  Territoriais  Contemporâneas”, Lisboa, 2015
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	year = "2015",
	howpublished = "Digital"
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TY  - CPAPER
TI  - COPY Dos Empreendedorismos Jovem e Sénior ao Empreendedorismo Intergeracional. Uma revisão da literatura.
T2  - Workshop  “Dinâmicas Socioeconómicas  e  Territoriais  Contemporâneas”
AU  - Gonçalves, V.
PY  - 2015
CY  - Lisboa
AB  - Presentemente, verificam-se em Portugal e na União Europeia elevados níveis de desemprego e de exclusão social, como resultado da evolução verificada nas condições demográficas, económicas e sociais nas últimas décadas. Neste contexto, a promoção do empreendedorismo é considerada como uma prioridade por muitos governos.  Uma solução possível para combater o desemprego dos jovens e dos seniores altamente qualificados, presentemente reconhecida em muitos países, na União Europeia e não só, poderá ser a implementação de políticas de promoção do empreendedorismo intergeracional que identifiquem, ativem e agreguem as competências e a experiência de jovens e de seniores, e as transformem em capital produtivo com a constituição de projetos empresariais sustentáveis conduzindo à criação de auto-emprego. O presente trabalho apresenta um enquadramento conceptual para este tipo de políticas. Consiste numa revisão de literatura relativa aos fatores que mais influenciam o comportamento empreendedor de jovens e de seniores. Esta análise permite concluir sobre  o impacto da idade na criação de empresas, que deverá ser considerada, em grande medida, mediada a partir de outros fatores. O processo de empreendedorismo e de criação de empresas é bastante complexo e condicionado por múltiplos fatores, relacionados com o contexto económico e social, com fatores institucionais, económicos e sociais, com as características de personalidade dos empreendedores, a sua situação de vida, as suas motivações e as suas relações interpessoais. O estudo efectuado permite concluir que o comportamento empreendedor melhora com a idade devido a fatores de personalidade (menor aversão ao risco), de situação de vida (maior nível de conhecimentos e experiência e de riqueza, maior falta de alternativas de trabalho em situação de desemprego) e interpessoais (mais capital social). Mas a idade traz consigo igualmente efeitos desfavoráveis para a criação de empresas, associados a outros fatores de personalidade (menos capacidades de iniciativa e inovação), a menor motivação pessoal (para melhorar níveis de rendimento e riqueza) e a fatores institucionais e sociais (envolvente reguladora e ambiente sócio-cultural mais restritivos). Neste contexto, os programas e as políticas de promoção do empreendedorismo intergeracional deverão procurar, entre jovens e seniores, tendo em conta os fatores condicionantes respectivos, as complementaridades de conhecimentos e de capacidades necessárias para a criação de novas empresas com potencial de sucesso.  
ER  -