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Lourenço, J. & Subtil, F. (2017). Tendências e desafios do jornalismo de cinema na televisão portuguesa: o caso do cinebox. In Literacia, media e cidadania: por uma nova consciência do espaço público: livro de atas. (pp. 238-250). Braga: CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
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J. M. Lourenço and S. F. Gonçalves,  "Tendências e desafios do jornalismo de cinema na televisão portuguesa: o caso do cinebox", in Literacia, media e cidadania: por uma nova consciência do espaço público: livro de atas, Braga, CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2017, pp. 238-250
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TY  - CPAPER
TI  - Tendências e desafios do jornalismo de cinema na televisão portuguesa: o caso do cinebox
T2  - Literacia, media e cidadania: por uma nova consciência do espaço público: livro de atas
AU  - Lourenço, J.
AU  - Subtil, F.
PY  - 2017
SP  - 238-250
CY  - Braga
UR  - http://hdl.handle.net/10400.21/7727
AB  - O jornalismo de cinema, visto aqui como subgénero do jornalismo cultural, tem pouca expressão nos meios de comunicação audiovisuais em Portugal, embora no caso da imprensa escrita, o cinema seja um dos temas mais tratados no âmbito da divulgação de eventos culturais. Apesar da sua escas- sa presença nos espaços informativos da televisão portuguesa, resta ainda um programa inteiramente dedicado ao cinema no canal TVI24 – o Cinebox. Este magazine semanal é o único programa de informação televisiva espe- cializado em cinema com produção integrada numa redação jornalística em Portugal. Esta comunicação propõe-se discutir a atividade jornalística deste programa à luz das principais tendências que a literatura académica, neste campo de estudos, tem vindo a identificar: a relação do jornalismo com a indústria; o desaparecimento da crítica cinematográfica; o espaço crescen- te ocupado pelas celebridades; às quais acresce ainda o impacto do meio digital, que embora ofereça novas possibilidades, está simultaneamente a desestruturar o campo de ação do jornalismo, e neste caso particular, do jornalismo de cinema. A estratégia metodológica desenvolveu-se a partir de duas técnicas de recolha de informação documental e não documental: aná- lise de conteúdo temática aos programas emitidos entre 21 de novembro de 2015 e 19 março de 2016 e participação-observação realizada no mesmo período. Conclui-se que as opções editoriais deste magazine de cinema se- guem em larga medida as tendências que têm vindo a ser identificadas no âmbito dos estudos jornalísticos. Saliente-se, todavia, o compromisso da equipa responsável do programa com a cinematografia nacional, dando-lhe particular destaque através de peças jornalísticas de produção própria.
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