Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Couraceiro, P., Paisana, M., Pais, Pedro Caldeira, Cardoso, G. & Baldi, V. (2019). Fake News em ano eleitoral. Portugal em linha com a UE. Publicações OberCom.
Exportar Referência (IEEE)
P. J. Couraceiro et al.,  "Fake News em ano eleitoral. Portugal em linha com a UE", in Publicações OberCom, 2019
Exportar BibTeX
@null{couraceiro2019_1714108344539,
	year = "2019"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Fake News em ano eleitoral. Portugal em linha com a UE
T2  - Publicações OberCom
AU  - Couraceiro, P.
AU  - Paisana, M.
AU  - Pais, Pedro Caldeira
AU  - Cardoso, G.
AU  - Baldi, V.
PY  - 2019
AB  - O relatório que apresentamos neste ano de 2019, marcado por três eleições em Portugal (europeias, regionais e legislativas), assinala a entrada definitiva das fake news no horizonte das preocupações dos governantes em Portugal, com a Assembleia da República a ser palco de iniciativas institucionais. Todavia, a posição de Portugal parece ser essencialmente reativa, limitando-se a secundar as posições assumidas pela União Europeia.

Neste relatório exploramos o que foi realizado ao nível da União Europeia e em Portugal para lidar com a desinformação, e procuramos caracterizar a natureza do fenómeno no caso português. Desenvolvemos ainda uma problematização acerca dos riscos de desinformação em campanha eleitoral, bem como de possíveis caminhos para mitigar o problema como o fact-checking, a literacia mediática ou o jornalismo colaborativo. Por fim, apresentamos os mais recentes dados do Digital News Report de 2019, analisando as respostas dos portugueses relativamente às práticas de consumo de notícias e questionando os impactos da desinformação.
ER  -