Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Almeida, Maria Antónia (2019). As novas paisagens rurais e a sua sustentabilidade social. Congresso Internacional Animação Sociocultural, território rural, património, turismo, envelhecimento e desenvolvimento comunitário: Estratégias, recursos e métodos de combate ao despovoamento.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Almeida,  "As novas paisagens rurais e a sua sustentabilidade social", in Congr.o Internacional Animação Sociocultural, território rural, património, turismo, envelhecimento e desenvolvimento comunitário: Estratégias, recursos e métodos de combate ao despovoamento, Vinhais, 2019
Exportar BibTeX
@misc{almeida2019_1713915542023,
	author = "Almeida, Maria Antónia",
	title = "As novas paisagens rurais e a sua sustentabilidade social",
	year = "2019",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://associacaointervencao.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - As novas paisagens rurais e a sua sustentabilidade social
T2  - Congresso Internacional Animação Sociocultural, território rural, património, turismo, envelhecimento e desenvolvimento comunitário: Estratégias, recursos e métodos de combate ao despovoamento
AU  - Almeida, Maria Antónia
PY  - 2019
CY  - Vinhais
UR  - https://associacaointervencao.pt/
AB  - Fruto de um movimento demográfico em direção às cidades do litoral e ao estrangeiro iniciado com maior intensidade nos anos sessenta do século XX, o despovoamento rural tomou conta da paisagem do interior de Portugal, dando origem a fenómenos com consequências gravíssimas para a população que ainda resiste a viver longe dos grandes centros. O contexto da globalização e da Revolução Verde introduziu um novo tipo de agricultura em Portugal baseada na concentração fundiária em muito maior escala que o tradicional latifúndio, onde se aplica a monocultura intensiva ou superintensiva, especialmente de olival e frutos vermelhos, com utilização excessiva de mecanização e químicas, baseada em mão de obra precária, sazonal e, na maior parte dos casos, estrangeira com situação irregular no país, e que esgota a água de barragens que durante décadas alimentaram regadios perfeitamente sustentáveis. Atualmente, com anos de seca repetidos, a gestão da água tornou-se um dos principais problemas do planeta, e as questões ambientais e da qualidade de vida das populações deveriam estar na linha da frente das preocupações políticas. Temos assim um dilema de sustentabilidade social e ambiental que urge debater e trazer à atenção do público até agora pouco interessado nestas questões.
ER  -