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Mucharreira, P. R., Cabrito, B. G. & Capucha, L. (2019). Os impactos financeiros decorrentes da redução do número de alunos por turma: o caso português. Educação. 44, 29
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P. R. Mucharreira et al.,  "Os impactos financeiros decorrentes da redução do número de alunos por turma: o caso português", in Educação, vol. 44, pp. 29, 2019
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	journal = "Educação",
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	doi = "10.5902/1984644432179",
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}
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TY  - JOUR
TI  - Os impactos financeiros decorrentes da redução do número de alunos por turma: o caso português
T2  - Educação
VL  - 44
AU  - Mucharreira, P. R.
AU  - Cabrito, B. G.
AU  - Capucha, L.
PY  - 2019
SP  - 29
SN  - 0101-9031
DO  - 10.5902/1984644432179
UR  - https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/index
AB  - O presente artigo resulta da participação dos autores num projeto de investigação,
financiado pelo Ministério da Educação português, que suportou um novo
enquadramento legal relativo à dimensão das turmas. A presente investigação
pretende promover a reflexão em torno dos benefícios decorrentes da diminuição do
número de alunos por turma procurando, neste sentido, demonstrar que as despesas
daqui resultantes são habitualmente sobrevalorizadas ao serem determinadas em
função dos custos brutos de um trabalhador para o Estado e não tendo em conta os
custos líquidos correspondentes. Para este exercício académico levou-se em linha de
conta o caso português e os custos de um professor para o sistema público de ensino
em Portugal, a preços de referência de 2017/2018. Adicionalmente a estes custos
líquidos torna-se necessário considerar outros fatores que justificam estas políticas,
como os efeitos pedagógicos positivos nas aprendizagens dos alunos, bem como
poupanças resultantes de uma menor percentagem de insucesso e abandono
escolares. Com este trabalho pretende-se contribuir para uma melhor reflexão sobre
esta temática, sensibilizando diferentes atores educativos para uma aproximação
mais fina à relação entre custos e benefícios diretos e indiretos que podem resultar de
uma política de redução do número de alunos por turma.
ER  -