Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Almeida, M. (2014). A revolução no poder local em Portugal: transição de regime, cidadania e democracia. Assembleia de Investigadores Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Almeida,  "A revolução no poder local em Portugal: transição de regime, cidadania e democracia", in Assembleia de Investigadores Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, Santarém, 2014
Exportar BibTeX
@misc{almeida2014_1714743317295,
	author = "Almeida, M.",
	title = "A revolução no poder local em Portugal: transição de regime, cidadania e democracia",
	year = "2014",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://cijvs.cm-santarem.pt/index.php/assembleia-de-investigadores/videos"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A revolução no poder local em Portugal: transição de regime, cidadania e democracia
T2  - Assembleia de Investigadores Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
AU  - Almeida, M.
PY  - 2014
CY  - Santarém
UR  - http://cijvs.cm-santarem.pt/index.php/assembleia-de-investigadores/videos
AB  - Para um trabalho de investigação de pós-doutoramento coloquei as seguintes questões: Quem constitui o poder local em Portugal? Quais os grupos sócio profissionais que controlaram as câmaras municipais durante o Estado Novo, no período de transição de 1974-1976 e no período democrático? Qual a evolução do grupo dos presidentes de câmara e governadores civis e quais as diferenças nos critérios de recrutamento e acesso ao poder que foram introduzidas pela alteração do regime? A resposta implicou um trabalho de recolha de fontes e a construção de uma base de dados com mais de 6.000 entradas. Os resultados foram publicados nas obras O Poder Local do Estado Novo à Democracia: Presidentes de Câmara e Governadores Civis, 1936-2012, e Dicionário biográfico do poder local em Portugal, 1936-2013, respetivamente em 2013 e 2014. Salienta-se nesta apresentação a caraterização e análise dos presidentes de câmara do período do Estado Novo, das comissões administrativas nomeadas no período de 1974-1976 e dos presidentes eleitos até 2013. Observa-se que as elites políticas locais variaram e foram substituídas consoante as circunstâncias históricas com que se viram confrontadas e lideraram todos os processos de apropriação do poder. 
ER  -