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Quintela, Denise Henriques (2018). Ideias Políticas, Instituições e Atores da Marca País (Portugal). 1-300
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D. M. Quintela,  "Ideias Políticas, Instituições e Atores da Marca País (Portugal)",, pp. 1-300, 2018
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TY  - GEN
TI  - Ideias Políticas, Instituições e Atores da Marca País (Portugal)
AU  - Quintela, Denise Henriques
PY  - 2018
SP  - 1-300
AB  - A globalização gera fenómenos de homogeneização e, simultaneamente, de forte competição entre os países. Desde os finais da década de 1990 que cada vez mais países têm promovido políticas de marca, com o objetivo de se distinguirem dos concorrentes e aumentarem o progresso sócioeconómico pela captação de investimento estrangeiro, turismo, imigração qualificada, exportações, influencia na diplomacia internacional e em organismos supranacionais, entre outras mais valias. O agendamento político da Marca Portugal surge neste contexto, em 1999, caraterizado pela difusão de ideias políticas de marca país. Mas, apesar do interesse e concretizações dos governos, e de outros agentes dos vários países, a questão da marca país ainda não dispõe de uma teoria sólida, emergente dos dados e com uma aceitação universal de conceitos, escasseando estudos de caso aprofundados e uma dinâmica de comparabilidade internacional. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir para colmatar estas lacunas e, paralelamente, dotar os decisores (políticos) de conhecimento de suporte às futuras tomadas de decisão sobre a Marca Portugal. Através desta investigação, identificam-se e analisam-se ideias políticas, atores, instituições, constrangimentos, estratégias de mediação e recursos de poder prevalecentes em cada fase da Marca Portugal, observando o alinhamento das ideias com visões de desenvolvimento económico do País, de modo a compreender as causas e os processos subjacentes à Marca Portugal e a explicar as mudanças nas políticas de um período para o(s) seguinte(s). Integra-se também o caso português num modelo de comparabilidade internacional de fatores de (in)sucesso de marcas país. 
ER  -