Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Vânia Loureiro, Valério Medeiros & Guerreiro, Maria Rosália (2019). AUTO-ORGANIZAÇÃO NA INFORMALIDADE: Os padrões socioespaciais na favela. XVIII ENANPUR 2019.
Exportar Referência (IEEE)
V. T. Loureiro et al.,  "AUTO-ORGANIZAÇÃO NA INFORMALIDADE: Os padrões socioespaciais na favela", in XVIII ENANPUR 2019, NATAL, 2019
Exportar BibTeX
@misc{loureiro2019_1711688788447,
	author = "Vânia Loureiro and Valério Medeiros and Guerreiro, Maria Rosália",
	title = "AUTO-ORGANIZAÇÃO NA INFORMALIDADE: Os padrões socioespaciais na favela",
	year = "2019",
	howpublished = "Digital",
	url = "http://anpur.org.br/xviiienanpur/anaisadmin/capapdf.php?reqid=1704"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - AUTO-ORGANIZAÇÃO NA INFORMALIDADE: Os padrões socioespaciais na favela
T2  - XVIII ENANPUR 2019
AU  - Vânia Loureiro
AU  - Valério Medeiros
AU  - Guerreiro, Maria Rosália
PY  - 2019
CY  - NATAL
UR  - http://anpur.org.br/xviiienanpur/anaisadmin/capapdf.php?reqid=1704
AB  - O trabalho busca decodificar o sistema espacial da favela, enquanto entidade auto-organizada e espontânea, por meio do estudo comparativo com estruturas orgânicas. O propósito é discutir as favelas e seus processos espontâneos em áreas urbanas contemporâneas como similares a outros assentamentos auto-organizados. Adota-se como abordagem a Teoria da Lógica Social do Espaço e
são comparados 120 assentamentos localizados ao redor do mundo, explorados segundo um conjunto
de 26 variáveis configuracionais (entre qualitativas e quantitativas, geométricas e topológicas) com uma amostra de 45 cidades portuguesas de origem medieval (exemplares da cidade orgânica). Os achados revelam que a favela busca, na medida do possível, organizar-se dentro do sistema maior que a recebe, buscando conexões com a envolvente direta além de se estruturar internamente. A leitura configuracional aponta que emergem de suas relações espaciais padrões comuns aos que estruturam cidades orgânicas, distinguindo-se essencialmente em sua densidade extrema e grau de consolidação, apesar de revelarem boa estruturação global.
ER  -