Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Rodrigues, L. N. (2019). A influência americana na Europa do Sul da Guerra Fria: a dimensão cultural. VII Encontro Anual: A Europa e o Mundo, Universidade de Coimbra 5 de abril de 2019.
Exportar Referência (IEEE)
L. N. Rodrigues,  "A influência americana na Europa do Sul da Guerra Fria: a dimensão cultural", in VII Encontro Anual: A Europa e o Mundo, Universidade de Coimbra 5 de abril de 2019, Coimbra, 2019
Exportar BibTeX
@misc{rodrigues2019_1711642091381,
	author = "Rodrigues, L. N.",
	title = "A influência americana na Europa do Sul da Guerra Fria: a dimensão cultural",
	year = "2019",
	howpublished = "Outro"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A influência americana na Europa do Sul da Guerra Fria: a dimensão cultural
T2  - VII Encontro Anual: A Europa e o Mundo, Universidade de Coimbra 5 de abril de 2019
AU  - Rodrigues, L. N.
PY  - 2019
CY  - Coimbra
AB  - A presente comunicação tem por objetivo analisar a política dos Estados Unidos da América para com os países da Europa do Sul nos primeiros anos da Guerra Fria. Fá-lo incidindo não tanto nos aspetos relacionados com a segurança e com a recuperação económica, mas antes com a dimensão cultural dessa mesma política. A promoção do “americanismo” e dos valores a ele associados (liberdade, democracia, individualismo) tornou-se uma componente fundamental da “diplomacia pública” e da “diplomacia cultural” dos Estados Unidos, na conquista dos “hearts and minds” europeus e a Europa do Sul não passou ao lado desta dimensão cultural da Guerra Fria. Esta comunicação analisará o modo como este processo foi concebido e desenvolvido para os países do sul da Europa, ou seja, Portugal, Espanha, Itália e Grécia.
ER  -