Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Rodrigues, L. N. & Santos, T. (2019). Relatório Anual do Projeto NoWall - 2019.
Exportar Referência (IEEE)
L. N. Rodrigues and T. H. Santos,  "Relatório Anual do Projeto NoWall - 2019",, 2019
Exportar BibTeX
@techreport{rodrigues2019_1713983301676,
	author = "Rodrigues, L. N. and Santos, T.",
	title = "Relatório Anual do Projeto NoWall - 2019",
	year = "2019",
	number = "",
	institution = "CEI-IUL",
	address = ""
}
Exportar RIS
TY  - RPRT
TI  - Relatório Anual do Projeto NoWall - 2019
AU  - Rodrigues, L. N.
AU  - Santos, T.
PY  - 2019
AB  - As narrativas tradicionais da Guerra Civil colocam os Estados Unidos e a União Soviética no centro da ação e posicionam a Europa como um ator passivo naquele processo. Este projeto enfatiza o papel dos atores europeus nos últimos anos da Guerra Fria e nos desenvolvimentos que culminaram na queda do Muro de Berlim. Nesse sentido, mapeia a origem do papel dos europeus a partir da conferência de Helsínquia em 1975 até à queda do Muro em 1989 e enfatiza o papel dos atores europeus como a CEE, lideranças políticas, ONGs, grupos de jovens e estudantes ativistas na promoção de contactos políticos, trocas culturais e na disseminação de valores como a liberdade, democracia, direitos humanos entre os dois lados do Muro de Berlim. 
Pretende-se celebrar e disseminar a história comum da Europa Ocidental e Oriental junto das gerações mais novas através de um conjunto de atividades que serão promovidas nos países parceiros. Entre estas atividades, a maioria são de educação não formal para jovens, mas o projeto inclui também uma conferência académica para estudantes universitários e uma exposição aberta ao público. Estas atividades abertas a cidadãos de vários grupos serão implementadas através da colaboração entre um conjunto de organizações de vários países. As entidades envolvidas representam tipos distintos: universidades, ONGs, fundações privadas. Os principais resultados do projeto serão a promoção de uma melhor compreensão da história Europeia e da sua diversidade, um conhecimento mais aprofundado dos valores europeus e ao mesmo tempo, a promoção da participação democrática dos jovens cidadãos promovendo junto das gerações mais novas, a ideia de que tal como no passado, a construção do futuro depende em grande medida da sua participação e ativismo, através das estruturas institucionais europeias e/ou através de uma cidadania responsável e informada. 
ER  -