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Djibril Baldé, Saico (2013). A Mesquita Central Nacional e o Complexo Escolar “Attadamun”: a integração do ensino de árabe e da cultura islâmica na Guiné-Bissau. In II COOPEDU: África e o Mundo. (pp. 110-121). Lisboa1: CEI-IUL ISCTE.
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S. D. Baldé,  "A Mesquita Central Nacional e o Complexo Escolar “Attadamun”: a integração do ensino de árabe e da cultura islâmica na Guiné-Bissau", in II COOPEDU: África e o Mundo, Lisboa1, CEI-IUL ISCTE, 2013, pp. 110-121
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TY  - CHAP
TI  - A Mesquita Central Nacional e o Complexo Escolar “Attadamun”: a integração do ensino de árabe e da cultura islâmica na Guiné-Bissau
T2  - II COOPEDU: África e o Mundo
AU  - Djibril Baldé, Saico
PY  - 2013
SP  - 110-121
CY  - Lisboa1
AB  - A ideia de integração do ensino de língua árabe e da cultura islâmica para a comunidade guineense que professa religião muçulmana é, no caso da Guiné-Bissau, quase tão antiga quanto a própria luta de libertação nacional. Todavia, muita embora o Comité de Estudantes do PAIGC em Língua Árabe tenha sido fundado em 1969 num encontro em Dakar presidido por Amílcar Cabral, que durante a sua longa intervenção lançou a ideia “da possibilidade de o ensino do Árabe ser introduzido nas escolas oficiais depois da independência do país”, destacando a necessidade de construir “escolas e institutos islâmicos na Guiné-Bissau independente e do tratamento igual que o Islão terá em pé de igualdade com as restantes religiões” praticadas na Guiné-Bissau, só em 30 de agosto de 1989 foi assinado o contrato de construção da Mesquita Central Nacional, que integra um Complexo Escolar, orçado inicialmente em 1,11 milhão de dólares. Baseada num estudo de caso – o surgimento da ideia e construção da Mesquita Central Nacional e do Complexo Escolar “Attadamun”, bem como o modelo de funcionamento, aliado à nossa própria experiência de ter passado por este sistema de ensino –, esta comunicação pretende, por um lado, demonstrar a crescente importância das escolas corânicas e a dimensão sociocultural, e por outro, como a mudança de mentalidade e forma de gestão destas escolas pode facilitar a integração deste tipo de ensino no sistema educativo nacional.
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