Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Carvalhosa, S. F., Moleiro, C. & Sales, C. (2009). A situação do bullying nas escolas portuguesas. Interacções. 5 (13), 125-146
S. C. Fonseca et al., "A situação do bullying nas escolas portuguesas", in Interacções, vol. 5, no. 13, pp. 125-146, 2009
@article{fonseca2009_1714736089202, author = "Carvalhosa, S. F. and Moleiro, C. and Sales, C.", title = "A situação do bullying nas escolas portuguesas", journal = "Interacções", year = "2009", volume = "5", number = "13", pages = "125-146", url = "http://revistas.rcaap.pt/interaccoes" }
TY - JOUR TI - A situação do bullying nas escolas portuguesas T2 - Interacções VL - 5 IS - 13 AU - Carvalhosa, S. F. AU - Moleiro, C. AU - Sales, C. PY - 2009 SP - 125-146 SN - 1646-2335 UR - http://revistas.rcaap.pt/interaccoes AB - O presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual. ER -