Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carvalhosa, S. F., Moleiro, C. & Sales, C. (2009). A situação do bullying nas escolas portuguesas. Interacções. 5 (13), 125-146
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Fonseca et al.,  "A situação do bullying nas escolas portuguesas", in Interacções, vol. 5, no. 13, pp. 125-146, 2009
Exportar BibTeX
@article{fonseca2009_1714736089202,
	author = "Carvalhosa, S. F. and Moleiro, C. and Sales, C.",
	title = "A situação do bullying nas escolas portuguesas",
	journal = "Interacções",
	year = "2009",
	volume = "5",
	number = "13",
	pages = "125-146",
	url = "http://revistas.rcaap.pt/interaccoes"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A situação do bullying nas escolas portuguesas
T2  - Interacções
VL  - 5
IS  - 13
AU  - Carvalhosa, S. F.
AU  - Moleiro, C.
AU  - Sales, C.
PY  - 2009
SP  - 125-146
SN  - 1646-2335
UR  - http://revistas.rcaap.pt/interaccoes
AB  - O presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual.
ER  -