Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Nunes, N., Mauritti, R., Martins, S. da C., Romão, A. L. & Costa, A. F. da. (2017). Tendências da condição precária na Europa: Reconfigurações da desigualdade laboral. In IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios. Faro: Associação Portuguesa de Sociologia.
Export Reference (IEEE)
N. F. Nunes et al.,  "Tendências da condição precária na Europa: Reconfigurações da desigualdade laboral", in IX Congr.o Português de Sociologia: Portugal, território de territórios, Faro, Associação Portuguesa de Sociologia, 2017
Export BibTeX
@inproceedings{nunes2017_1765774110708,
	author = "Nunes, N. and Mauritti, R. and Martins, S. da C. and Romão, A. L. and Costa, A. F. da.",
	title = "Tendências da condição precária na Europa: Reconfigurações da desigualdade laboral",
	booktitle = "IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios",
	year = "2017",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	address = "Faro",
	organization = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	url = "https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas/actas2"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Tendências da condição precária na Europa: Reconfigurações da desigualdade laboral
T2  - IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios
AU  - Nunes, N.
AU  - Mauritti, R.
AU  - Martins, S. da C.
AU  - Romão, A. L.
AU  - Costa, A. F. da.
PY  - 2017
CY  - Faro
UR  - https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas/actas2
AB  - As mudanças no mundo do trabalho colocam o desafio de uma maior compreensão da precariedade nas sociedades contemporâneas. Propõe-se uma perspetiva multidimensional da precariedade e ancorada na problemática das desigualdades sociais, ao invés de circunscrevê-la apenas ao vínculo contratual dos trabalhadores. Observa-se o conjunto dos países que constituem a União Europeia para discutir a hipótese de que as várias dimensões da precariedade analisadas serão mais ou menos acentuadas em função de desigualdades que estruturam o espaço europeu do trabalho. Através do “Inquérito ao Emprego” (LFS) e do “Inquérito às Condições de Vida e Rendimento” (EU-SILC) é possível compreendermos as principais tendências de evolução da precariedade antes e durante o período da crise, e sincronicamente, traçarmos um retrato sobre a atual precariedade no contexto europeu da sociedade do conhecimento. Verifica-se que a crise e as políticas de austeridade que se seguiram agravaram a precariedade na União Europeia. As desigualdades categoriais (de estado nacional, género e idade) e distributivas (de recursos educativos e rendimentos) acentuam processos de precarização laboral. Na Europa vislumbra-se um xadrez precário saliente em múltiplos tabuleiros, que se exprime em função das dimensões da precariedade e de determinadas regularidades regionais e transnacionais.
ER  -