Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Guarda, I. & Guerreiro, M. R. (2020). Urbanidades suburbanas: da rua direita à estrada nacional . In Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho (Ed.), Livro de Actas do XII Congresso da Geografia Portuguesa: "Geografias de Transição para a Sustentabilidade". (pp. 91-96). Guimarães: Universidade do Minho.
Exportar Referência (IEEE)
I. Guarda and M. R. Guerreiro,  "Urbanidades suburbanas: da rua direita à estrada nacional ", in Livro de Actas do XII Congr.o da Geografia Portuguesa: "Geografias de Transição para a Sustentabilidade", Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Ed., Guimarães, Universidade do Minho, 2020, pp. 91-96
Exportar BibTeX
@inproceedings{guarda2020_1714003892511,
	author = "Guarda, I. and Guerreiro, M. R.",
	title = "Urbanidades suburbanas: da rua direita à estrada nacional ",
	booktitle = "Livro de Actas do XII Congresso da Geografia Portuguesa: "Geografias de Transição para a Sustentabilidade"",
	year = "2020",
	editor = "Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "91-96",
	publisher = "Universidade do Minho",
	address = "Guimarães",
	organization = "",
	url = "https://drive.google.com/file/d/1ZmaI5eIjuQJIXOC3z4kZKspekv72xqzg/view"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Urbanidades suburbanas: da rua direita à estrada nacional 
T2  - Livro de Actas do XII Congresso da Geografia Portuguesa: "Geografias de Transição para a Sustentabilidade"
AU  - Guarda, I.
AU  - Guerreiro, M. R.
PY  - 2020
SP  - 91-96
CY  - Guimarães
UR  - https://drive.google.com/file/d/1ZmaI5eIjuQJIXOC3z4kZKspekv72xqzg/view
AB  - Este trabalho aborda a questão do subúrbio no contexto da área metropolitana de Lisboa (AML), procurando entender as mudanças urbanas assim como os desafios colocados por esse desenvolvimento no período urbano mais recente, com enfoque sobre os centros suburbanos. O estudo das estradas nacionais, como centros de trocas sociais, económicas e culturais, fornecem-nos evidências do seu papel crítico para a sustentabilidade dessas centralidades locais ao longo do tempo. Importa, nesse sentido, ligar o mapeamento da cidade à larga escala com a representação dos troços onde essas atividades locais persistem, permitindo uma análise do espaço suburbano nos seus próprios termos, explorando as suas complexidades próprias e incorporar as práticas sociais aí presentes. Este estudo exploratório analisa dois contextos específicos em torno de antigas estradas nacionais, a Venda do Pinheiro na EN 8 (Concelho de Mafra) e a Charneca da Caparica na EN 377 (Concelho de Almada).
ER  -