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Lopes, A. I. & Mandeiro, S. (2019). Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional. Jornal de Contabilidade. 468/469, 94-107
Exportar Referência (IEEE)
A. I. Lopes and S. Mandeiro,  "Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional", in Jornal de Contabilidade, no. 468/469, pp. 94-107, 2019
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TY  - JOUR
TI  - Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional
T2  - Jornal de Contabilidade
IS  - 468/469
AU  - Lopes, A. I.
AU  - Mandeiro, S.
PY  - 2019
SP  - 94-107
SN  - 0870-8789
UR  - http://www.apotec.pt/jornal/
AB  - O objetivo deste trabalho é, através da criação de um Caso Pedagógico, explorar a problemática dos preços de transferência num contexto de internacionalização de um Grupo económico. Desta forma, pretende-se demonstrar a profissionais, a executivos, a estudantes, e a demais interessados, as principais problemáticas, possíveis soluções e análises críticas relativos a preços de transferência. Esta área de estudo é multidisciplinar, integrando-se no domínio da Contabilidade financeira
(recolha, tratamento e divulgação de dados sobre posição financeira e performance), da Fiscalidade (reconhecimento e reporte de efeitos fiscais) e do Controlo de Gestão (alinhamento, monitorização e avaliação de desempenho). Assim, no ponto 1 apresenta-se o Caso Pedagógico, suportado num contexto empresarial, dirigido a profissionais, executivos ou estudantes, evidenciando toda a
problemática. No ponto 2 expõe-se a Nota Pedagógica, onde se identifica o público-alvo e objetivos, a revisão de literatura (onde se apresenta o conhecimento técnico e teórico mínimo que um profissional precisa de obter), as ferramentas de análise do Caso e plano de animação (na eventualidade de se pretender que este Caso seja apresentando numa formação para uma audiência diversa), e, de seguida, a proposta de solução das questões evidenciadas no ponto 1. Por fim, o ponto 3 conclui, salientando as principais ilações a reter deste Caso num contexto empresarial. 
ER  -