Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Lopes, A. I. & Mandeiro, S. (2019). Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional. Jornal de Contabilidade. 468/469, 94-107
A. I. Lopes and S. Mandeiro, "Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional", in Jornal de Contabilidade, no. 468/469, pp. 94-107, 2019
@article{lopes2019_1732221029089, author = "Lopes, A. I. and Mandeiro, S.", title = "Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional", journal = "Jornal de Contabilidade", year = "2019", volume = "", number = "468/469", pages = "94-107", url = "http://www.apotec.pt/jornal/" }
TY - JOUR TI - Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional T2 - Jornal de Contabilidade IS - 468/469 AU - Lopes, A. I. AU - Mandeiro, S. PY - 2019 SP - 94-107 SN - 0870-8789 UR - http://www.apotec.pt/jornal/ AB - O objetivo deste trabalho é, através da criação de um Caso Pedagógico, explorar a problemática dos preços de transferência num contexto de internacionalização de um Grupo económico. Desta forma, pretende-se demonstrar a profissionais, a executivos, a estudantes, e a demais interessados, as principais problemáticas, possíveis soluções e análises críticas relativos a preços de transferência. Esta área de estudo é multidisciplinar, integrando-se no domínio da Contabilidade financeira (recolha, tratamento e divulgação de dados sobre posição financeira e performance), da Fiscalidade (reconhecimento e reporte de efeitos fiscais) e do Controlo de Gestão (alinhamento, monitorização e avaliação de desempenho). Assim, no ponto 1 apresenta-se o Caso Pedagógico, suportado num contexto empresarial, dirigido a profissionais, executivos ou estudantes, evidenciando toda a problemática. No ponto 2 expõe-se a Nota Pedagógica, onde se identifica o público-alvo e objetivos, a revisão de literatura (onde se apresenta o conhecimento técnico e teórico mínimo que um profissional precisa de obter), as ferramentas de análise do Caso e plano de animação (na eventualidade de se pretender que este Caso seja apresentando numa formação para uma audiência diversa), e, de seguida, a proposta de solução das questões evidenciadas no ponto 1. Por fim, o ponto 3 conclui, salientando as principais ilações a reter deste Caso num contexto empresarial. ER -