Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lima, M. L., Moleiro, C. & Carriço, C. (2019). Ouvir os ex-militares através das Associações. III Jornadas Defesa + Saúde - Stress Militar.
Exportar Referência (IEEE)
M. L. Lima et al.,  "Ouvir os ex-militares através das Associações", in III Jornadas Defesa + Saúde - Stress Militar, 2019
Exportar BibTeX
@misc{lima2019_1766314871537,
	author = "Lima, M. L. and Moleiro, C. and Carriço, C.",
	title = "Ouvir os ex-militares através das Associações",
	year = "2019",
	url = "https://www.exercito.pt/pt/informa%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica/eventos/265"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Ouvir os ex-militares através das Associações
T2  - III Jornadas Defesa + Saúde - Stress Militar
AU  - Lima, M. L.
AU  - Moleiro, C.
AU  - Carriço, C.
PY  - 2019
UR  - https://www.exercito.pt/pt/informa%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica/eventos/265
AB  - Após a Guerra Colonial (1961-1974), muitos soldados portugueses voltaram para casa com patologias físicas e mentais. Atualmente, esta é uma população envelhecida de mais de 400 mil homens com características e necessidades específicas, mas pouco estudadas. Este projeto de pesquisa foi solicitado pela Direção Geral de Recursos de Defesa Nacional (DGRDN) ao Centro de Investigação e Intervenção Social - Instituto Universitário de Lisboa (CIS-IUL), no âmbito do Centro de Recursos sobre Stresse em Contexto Militar (CRSCM). Partindo de um modelo ecológico que considera o individuo nos seus diferentes contextos e as interações entre os mesmos (Bronfenbrenner, 1979), o objetivo deste estudo é avaliar as necessidades psicossociais dos ex-combatentes através da auscultação a associações de ex-combatentes ao nível nacional. Contou com a colaboração de 8 associações identificadas numa primeira fase do projeto e 41 técnicos e líderes associativos que partilharam suas perceções com a equipa de pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para compreender: (1) as necessidades psicossociais dos ex-combatentes e de suas famílias; e (2) os recursos existentes. As entrevistas foram gravadas, resumidas e enviadas aos entrevistados para validação. Os materiais validados foram depois sujeitos a análise de conteúdo, utilizando o programa NVIVO. O sistema de categorias criado é estruturado em 3 grandes categorias: necessidades das associações (por exemplo: ”necessidades de gestão organizacional”, “falta de recursos”) necessidades das famílias (por exemplo: “apoio psicológico” ou “enquadramento legal”) e  necessidades dos ex-combatentes (por exemplo: “necessidades de relacionamento social”, “necessidade de reconhecimento social”). São abordadas as implicações dos resultados deste estudo qualitativo para melhorar a qualidade de vida dos ex-combatentes, das suas famílias e das associações que fornecem apoio. 


ER  -