Ciência-IUL    Publicações    Descrição Detalhada da Publicação    Exportar

Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gouveia, C. & Cardoso, G. (2019). Twittando futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga Nos. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review. 8 (2), 211-229
Exportar Referência (IEEE)
C. M. Gouveia and G. A. Cardoso,  "Twittando futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga Nos", in Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, vol. 8, no. 2, pp. 211-229, 2019
Exportar BibTeX
@article{gouveia2019_1660264117065,
	author = "Gouveia, C. and Cardoso, G.",
	title = "Twittando futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga Nos",
	journal = "Podium: Sport, Leisure and Tourism Review",
	year = "2019",
	volume = "8",
	number = "2",
	doi = "10.5585/podium.v8i2.13229",
	pages = "211-229"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Twittando futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga Nos
T2  - Podium: Sport, Leisure and Tourism Review
VL  - 8
IS  - 2
AU  - Gouveia, C.
AU  - Cardoso, G.
PY  - 2019
SP  - 211-229
SN  - 2316-932X
DO  - 10.5585/podium.v8i2.13229
AB  - Objetivo do estudo: O Twitter insinuou-se em todas as fendas comunicativas das sociedades contemporâneas, incluindo as definidas no contexto desportivo. Face a este panorama, é nosso propósito, a análise de 36334 posts publicados no Twitter pelos clubes da Liga NOS: Benfica, FC Porto e Sporting, no período temporal da época desportiva de 2017/2018. 
 Metodologia/abordagem: O conjunto de dados em análise foi obtido com acesso à plataforma Crimson Hexagon, e teve como objetivos mapear um conjunto de variáveis de caracterização sociográfica, identificar seguidores com poder de influência e através de uma perspetiva comparativa, proceder à análise dos principais traços geradores de envolvimento e mapear os períodos de maior fluxo. 
 Originalidade/Relevância: Este tipo de análise é importante para identificar a natureza plural e estratificada da filiação clubista, através das interações no Twitter, cada vez mais arraigadas na ecologia dos media. 
 Principais resultados: Os resultados apontam que a demografia do Twitter afeta aos clubes tende a um percentual de utilizadores jovens e urbanos – nativos digitais. Os clubes possuem uma base de seguidores com abrangência global, entre eles, utilizadores com poder de influência na rede. Constatámos, ainda, que os períodos de maior fluxo comunicacional encontram eco nos êxitos ou momentos simbólicos. 
 Contribuições teóricas/metodológicas: O artigo tem a seguinte agenda: (i) mapear um conjunto de variáveis de caracterização sociográfica; (ii) identificar seguidores com poder de influência (lead users); e, através de uma perspetiva comparada, (iii) apontar traços geradores de envolvimento e mapear os períodos que geraram maior fluxo de mensagens. 

ER  -