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Vieira, Jorge (2015). Consumos em rede não autorizados: Pirataria Digital em Portugal.
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J. S. Vieira,  "Consumos em rede não autorizados: Pirataria Digital em Portugal",, 2015
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TY  - GEN
TI  - Consumos em rede não autorizados: Pirataria Digital em Portugal
AU  - Vieira, Jorge
PY  - 2015
AB  - Esta investigação sociológica analisou as modalidades de consumo e partilha em rede não autorizadas de ficheiros digitais que, em grande medida, são classificadas socialmente como “pirataria”, revelando um conflito latente entre, por um lado, práticas quotidianas dos utilizadores e, por outro, discursos das instituições.
Centrado nos utilizadores comuns e nos seus consumos para usos privados e sem fins comerciais, a pirataria digital foi entendida com um pertinente fenómeno de circulação informal de cultura, reflexo e catalisador de transformações contemporâneas no campo dos media, quer das modalidades de mediação, acesso e distribuição em rede de recursos culturais e informacionais, bem como dos papéis e práticas dos consumidores e utilizadores de internet. A estratégia empírica, ancorada à realidade nacional, mobilizou um método misto explanatório e sequencial, desdobrado numa primeira abordagem longitudinal (2003-2013), mais quantitativa e extensiva e um nível de análise macro, recorrendo a uma série de seis inquéritos presenciais representativos da realidade portuguesa e um inquérito online (2014). Estes dados foram de seguida articulados, enquadrados e complementados com técnicas de cariz mais qualitativo no terreno, tais como, a observação etnográfica, quer online, quer offline, conversas informais e entrevistas a utilizadores de internet jovens e jovens-adultos. Como principal resultado revelou-se que a chamada pirataria digital em rede constitui um dos principais formatos de mediação, acesso e distribuição a recursos simbólicos na contemporaneidade, estando estes consumos informais não autorizados mesclados sincreticamente e de forma não problemática, mas sim normalizada, no quotidiano, a par com os consumos autorizados. Desta forma estes acessos formam grande parte da dieta mediática e cultural dos utilizadores portugueses de internet.
ER  -