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Coelho, A. R. (2008). Experiências de Visita a um Centro de Ciência: Um Estudo Qualitativo sobre o Público Não-Escolar do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.
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A. R. Coelho,  "Experiências de Visita a um Centro de Ciência: Um Estudo Qualitativo sobre o Público Não-Escolar do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva",, 2008
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TY  - GEN
TI  - Experiências de Visita a um Centro de Ciência: Um Estudo Qualitativo sobre o Público Não-Escolar do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva
AU  - Coelho, A. R.
PY  - 2008
UR  - http://hdl.handle.net/10071/1440
AB  - A problemática central em que se baseia esta investigação relaciona-se com a denominada cultura científica. A ciência e a tecnologia ocupam um papel cada vez mais importante e decisivo nas sociedades contemporâneas. Todavia, têm-se registado défices assinaláveis de cultura científica na sociedade portuguesa, perante o que têm surgido novos contextos de divulgação de ciência. Os centros de ciência, criados no âmbito do programa Ciência Viva, são um deles. Estes são museus interactivos de ciência e tecnologia e representam um novo conceito de museologia. Importa pois perceber como está a ser recepcionada esta modalidade de divulgação de ciência. Como contributo para um conhecimento mais aprofundado dos públicos dos centros de ciência e do seu relacionamento com estes espaços, foi desenvolvida uma pesquisa de carácter qualitativo, centrada no público não-escolar do pólo dinamizador da rede de centros Ciência Viva - o Pavilhão do Conhecimento. O objectivo principal desta pesquisa, que passou por entrevistas a monitores e visitantes, foi identificar e interpretar diferentes experiências e estilos de visita entre o público nãoescolar. Procurou-se perceber de que forma o contexto da visita, mas também outros factores relacionados com as trajectórias biográficas, influenciam essas experiências. Captaram-se pontos em comum entre os visitantes, mas reteve-se também a sua heterogeneidade. Diferentes motivações, diferentes formas de actuar e de viver a visita, de apreciar e retirar proveitos daquele espaço, relacionadas com factores como a formação, a profissão, o interesse pela ciência, a composição do grupo de visita. Explicitou-se também a atractividade do centro de ciência para públicos menos típicos.
ER  -