Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ferreira, R. & Espanha, R. (2019). Exposição seletiva: consumo das novas mídias e mídias tradicionais. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science. 7 (1), 1-17
Exportar Referência (IEEE)
R. M. Ferreira and R. M. Silva,  "Exposição seletiva: consumo das novas mídias e mídias tradicionais", in Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science, vol. 7, no. 1, pp. 1-17, 2019
Exportar BibTeX
@article{ferreira2019_1765390823374,
	author = "Ferreira, R. and Espanha, R.",
	title = "Exposição seletiva: consumo das novas mídias e mídias tradicionais",
	journal = "Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science",
	year = "2019",
	volume = "7",
	number = "1",
	pages = "1-17",
	url = "http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/article/view/170"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Exposição seletiva: consumo das novas mídias e mídias tradicionais
T2  - Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science
VL  - 7
IS  - 1
AU  - Ferreira, R.
AU  - Espanha, R.
PY  - 2019
SP  - 1-17
SN  - 2357-7126
UR  - http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/article/view/170
AB  - Novas mídias como a Internet são precursoras de uma sociedade em rede, conectada e integrada. Possuem tecnologia, con- teúdo e serviços distintos das ofertadas pelas mídias convencionais. Com um processo comunicativo fluido e multidimensional, sincrônico e assincrônico, hipersegmentado, híbrido e expandido aos limites das nações, novas formas de mediação/interação social e experiências tecnológicas se configuram, afirmam estudiosos. Ainda que pesquisadores estabeleçam com alguma pre- cisão os modus operandi das novas mídias, tal precisão perde força ao sondarmos as experiências dos seus usuários com tais tecnologias, isso porque, pouco sabemos sobre o que eles fazem de fato com estas mídias, que não pode ou não é feita com os meios de comunicação tradicionais. Sob a perspectiva dos “Usos e Gratificações” e com a abordagem metodológica da Ground- ed Theory, buscamos determinar as motivações de uso da Internet. Com um estudo indutivo qualitativo, entrevistamos 38 indi- víduos e estabelecemos 6 categorias de “usos e gratificações” que os seus usuários demonstram com esta nova mídia. Ademais com uma revisão de literatura, não apenas sedimentamos esses conceitos motivacionais iniciais, bem como os comparamos com os motivos encontrados em 157 artigos dedicados ao tema, para fins de generalização das categorias de usos dos indivídu- os com a Internet. Num segundo momento, estes achados foram também equiparados com os motivos observamos em 107 ar- tigos dedicados às gratificações da audiência das mídias tradicionais, e assim, pudemos formular uma hipótese teórica sobre os usos e experiências dos indivíduos com as novas mídias e as convencionais, e como esta experiência poderia nos indicar tendências sobre o amanhã da comunicação social. Como resultado, observamos que mesmo com novas funcionalidades e possibilidades comunicativas, a condição da natureza humana que motiva os comportamentos em direção aos meios é muito similar.
ER  -