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Carvalho, C. (2019). A cooperação Portugal-PALOP no domínio da educação: um instrumento de soft power para a  política externa portuguesa?. In Antonio Raimundo (Ed.), Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos. (pp. 141-165). Lisboa: CEI-IUL.
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C. A. Piçarra,  "A cooperação Portugal-PALOP no domínio da educação: um instrumento de soft power para a  política externa portuguesa?", in Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos, Antonio Raimundo, Ed., Lisboa, CEI-IUL, 2019, pp. 141-165
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TY  - CHAP
TI  - A cooperação Portugal-PALOP no domínio da educação: um instrumento de soft power para a  política externa portuguesa?
T2  - Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos
AU  - Carvalho, C.
PY  - 2019
SP  - 141-165
CY  - Lisboa
UR  - https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/19750/1/Livro_Pol%C3%ADticaExternaPortuguesa_final.pdf
AB  - Este artigo aborda as políticas de soft power no relacionamento entre Portugal e os PALOP salientando o papel do apoio aos sistemas de ensino e educação. A relação com os PALOP tem sido uma prioridade portuguesa desde 
as independências. Para a recriação dos laços com estes países africanos a política de cooperação portuguesa foi essencial, tendo desde o início apostado no apoio às áreas sociais.  A proximidade com os PALOP foi reforçada pela criação da CPLP. Focando a cooperação  bilateral portuguesa e a CPLP, o artigo argumenta que as políticas de soft power foram  essenciais para a recriação do relacionamento de Portugal com os PALOP, tendo permitido reforçar a posição do país no palco internacional.
ER  -