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Cunha, S. M. da. & Salgueiro, M. de F. (2007). O efeito moderador da “insígnia” no impacto dos critérios de escolha de um ponto de venda na intenção de voltar. In SPE 2007.
Exportar Referência (IEEE)
S. M. Marques and M. D. Salgueiro,  "O efeito moderador da “insígnia” no impacto dos critérios de escolha de um ponto de venda na intenção de voltar", in SPE 2007, 2007
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TY  - CPAPER
TI  - O efeito moderador da “insígnia” no impacto dos critérios de escolha de um ponto de venda na intenção de voltar
T2  - SPE 2007
AU  - Cunha, S. M. da.
AU  - Salgueiro, M. de F.
PY  - 2007
AB  - No âmbito de um estudo sobre a importância das promoções de venda na escolha de uma loja (Cunha, 2007) foram inquiridos 561 consumidores, clientes de hipermercados na região da grande Lisboa, envolvendo quatro insígnias: Auchan, Continente, Carrefour e Feira Nova.

O modelo conceptual em estudo visa explorar o impacto dos critérios de escolha da loja (percepções do preço dos produtos (Conover, 1986), percepções das promoções de vendas existentes na loja (Sirohi et al, 1998) e percepções da imagem da loja (Baker et tal., 1994)) na intenção de voltar. 

Os constructos latentes em análise são medidos através de indicadores obtidos a partir de itens diversos do questionário estruturado utilizado na entrevista pessoal efectuado. 

A metodologia estatística utilizada é a dos modelos de equações estruturais.

Nesta apresentação, e para estudar o efeito moderador da “insígnia” no impacto dos critérios de escolha de um ponto de venda na intenção de voltar, é apresentado um modelo de análise multi-grupos. Pretende-se assim testar diferenças de comportamento entre os inquiridos das quatro insígnias, ao nível da influência do preço dos produtos, das promoções de vendas e da imagem da loja na intenção de voltar. 

A estimação do modelo é feita com recurso ao LISREL 8.80, tendo-se recorrido à estimação por Máxima Verosimilhança Robusta (RML). A opção por uma solução completamente estandardizada a uma métrica comum (tanto das variáveis latentes como das manifestas) é considerada como a mais adequada para análise multi-grupos com restrições de igualdade de parâmetros entre grupos (Salgueiro, 2007), sendo por isso a adoptada.


ER  -