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Pinto-Martinho, A., Paisana, M. & Cardoso, G. (2019). Literacia e notícias na era das fake news. O caso português. In Rita Espanha e Tiago Lapa (Ed.), Literacia dos Novos Media. (pp. 63-86). Lisboa: Editora Mundos Sociais.
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A. I. Martinho et al.,  "Literacia e notícias na era das fake news. O caso português", in Literacia dos Novos Media, Rita Espanha e Tiago Lapa, Ed., Lisboa, Editora Mundos Sociais, 2019, pp. 63-86
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TY  - CHAP
TI  - Literacia e notícias na era das fake news. O caso português
T2  - Literacia dos Novos Media
AU  - Pinto-Martinho, A.
AU  - Paisana, M.
AU  - Cardoso, G.
PY  - 2019
SP  - 63-86
CY  - Lisboa
AB  - O panorama mediático é marcado pela comunicação em rede, que interliga vários modelos comunicacionais. A popularização e a domesticação da comunicação mediada por computador e móvel no quotidiano veio reforçar uma cultura mediática ocularcêntrica marcada pelos ecrãs, mas igualmente trazer a escrita de volta às atividades mediáticas de cariz ritual e expressivo. Esta realidade, e a miríade de dispositivos mediáticos ao nosso dispor, convidou à própria problematização do conceito de “literacia”, tornando o conceito incerto, ou pelo menos mais
complexo, aberto a sucessivas atualizações sobre o seu significado e abrangência.

Os estudos e debates em torno da literacia dos novos média revestem-se de enorme importância dados os seus impactos nas relações geracionais, na definição de políticas públicas, nas propostas de redefinição de currículos escolares e na reflexividade dos indivíduos, em particular, nas suas práticas de consumo, nas suas opções de vida e no que respeita à sua relação com o mercado de trabalho.
Além disso, têm surgido visões diferenciadas sobre o valor social das diferentes literacias. Se, por um lado, se faz a apologia do manejo dos dispositivos digitais, por outro, opõe-se o valor das literacias formalizadas nos currículos escolares às literacias obtidas de modo “informal”, em particular, pelo uso das tecnologias mediáticas. Acrescente-se ainda que a estes fenómenos estão ligados processos de formação de desigualdades ou diferenciações digitais definidas pela noção de literacia ou literacias dos novos média.

Este livro pretende ser, assim, uma compilação de um conjunto de contributos teóricos e de pesquisa realizados em Portugal, nos últimos anos, mas também tem pretensões de atuar na qualidade de um compêndio de apoio para o ensino e a investigação relacionada com a literacia mediática. Ele conta com as contribuições de diversos autores, está organizado e segue uma estrutura segundo as várias esferas e instituições nas quais a distribuição social da literacia é relevante.
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