Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Monteiro, A. (2019). Compreender a Exclusão Social. Lisboa. Mundos Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
A. A. Monteiro,  Compreender a Exclusão Social, Lisboa, Mundos Sociais, 2019
Exportar BibTeX
@book{monteiro2019_1713865026251,
	author = "Monteiro, A.",
	title = "",
	year = "2019",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Mundos Sociais",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.mundossociais.com/livro/compreender-a-exclusao-social/118"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Compreender a Exclusão Social
AU  - Monteiro, A.
PY  - 2019
CY  - Lisboa
UR  - https://www.mundossociais.com/livro/compreender-a-exclusao-social/118
AB  - A desigualdade social, a pobreza e a exclusão social desafiam qualquer sociedade a mostrar o que de melhor ela consegue ao nível da mobilização coletiva, da consolidação da democracia e da promoção da coesão social. Não é possível fazer conviver a aspiração a uma democracia saudável com a simultânea tolerância de elevadas desigualdades sociais e inaceitáveis índices de pobreza. Marcado por um interesse que não é apenas científico, mas também de cidadania, neste livro providenciam-se pistas para uma melhor compreensão da natureza e alcance dos ditos fenómenos, nas suas múltiplas dimensões e inter-relações. Evolui depois para a perceção sobre o papel atual das principais instâncias (ou instituições) de regulação social (Família, Escola, esfera laboral, Estado) na promoção da integração social e, ainda, no enquadramento das escolhas e opções dos indivíduos. E culmina com uma perspetiva crítica sobre a possibilidade de um novo contrato social, animado pela convicção de que é possível combater a persistência da pobreza, da exclusão social e de profundas desigualdades no seio da sociedade portuguesa.

Para além de visar quem se interessa e profissionalmente lida com estes temas, esta obra está ainda orientada para o apoio à docência e à aprendizagem, incluindo propostas concretas no que concerne ao planeamento de estratégias de ensino-aprendizagem.
ER  -