Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Monteiro, A. (2019). Compreender a Exclusão Social. Lisboa. Mundos Sociais.
A. A. Monteiro, Compreender a Exclusão Social, Lisboa, Mundos Sociais, 2019
@book{monteiro2019_1713865026251, author = "Monteiro, A.", title = "", year = "2019", editor = "", volume = "", number = "", series = "", edition = "", publisher = "Mundos Sociais", address = "Lisboa", url = "https://www.mundossociais.com/livro/compreender-a-exclusao-social/118" }
TY - BOOK TI - Compreender a Exclusão Social AU - Monteiro, A. PY - 2019 CY - Lisboa UR - https://www.mundossociais.com/livro/compreender-a-exclusao-social/118 AB - A desigualdade social, a pobreza e a exclusão social desafiam qualquer sociedade a mostrar o que de melhor ela consegue ao nível da mobilização coletiva, da consolidação da democracia e da promoção da coesão social. Não é possível fazer conviver a aspiração a uma democracia saudável com a simultânea tolerância de elevadas desigualdades sociais e inaceitáveis índices de pobreza. Marcado por um interesse que não é apenas científico, mas também de cidadania, neste livro providenciam-se pistas para uma melhor compreensão da natureza e alcance dos ditos fenómenos, nas suas múltiplas dimensões e inter-relações. Evolui depois para a perceção sobre o papel atual das principais instâncias (ou instituições) de regulação social (Família, Escola, esfera laboral, Estado) na promoção da integração social e, ainda, no enquadramento das escolhas e opções dos indivíduos. E culmina com uma perspetiva crítica sobre a possibilidade de um novo contrato social, animado pela convicção de que é possível combater a persistência da pobreza, da exclusão social e de profundas desigualdades no seio da sociedade portuguesa. Para além de visar quem se interessa e profissionalmente lida com estes temas, esta obra está ainda orientada para o apoio à docência e à aprendizagem, incluindo propostas concretas no que concerne ao planeamento de estratégias de ensino-aprendizagem. ER -