Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Neves, J. & Ramalho, N. (2004). A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade . Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 3 (2), 36-45
J. G. Neves and N. J. Ramalho, "A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade ", in Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 3, no. 2, pp. 36-45, 2004
@article{neves2004_1734886209981, author = "Neves, J. and Ramalho, N.", title = "A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade ", journal = "Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão", year = "2004", volume = "3", number = "2", pages = "36-45", url = "https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/" }
TY - JOUR TI - A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade T2 - Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão VL - 3 IS - 2 AU - Neves, J. AU - Ramalho, N. PY - 2004 SP - 36-45 SN - 1677-2067 UR - https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/ AB - A formalização de um sistema de avaliação do Ensino Superior faz-se acompanhar de importantes sanções para as Instituições de Ensino Superior. Porém, o seu carácter incipiente, associado à gravidade das sanções, tem potencial para determinar o seu próprio descrédito. No sentido de averiguar em que medida o sistema avaliativo se encontra consolidado à luz da abordagem Qualidade, procedemos a uma análise de conteúdo de 18 relatórios de avaliação externa produzidos em 2002 e relativos ao Ensino Superior Universitário. Os resultados indicam que existem discrepâncias na operacionalização dos critérios de avaliação por parte das Comissões, que a matriz em uso é omissa quanto a alguns aspectos consagrados na avaliação da Gestão pela Qualidade Total, e que o processo avaliativo poderá beneficiar substancialmente da integração de princípios estabelecidos na abordagem Qualidade. ER -