Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neves, J. & Ramalho, N. (2004). A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade . Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 3 (2), 36-45
Exportar Referência (IEEE)
J. G. Neves and N. J. Ramalho,  "A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade ", in Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 3, no. 2, pp. 36-45, 2004
Exportar BibTeX
@article{neves2004_1734886209981,
	author = "Neves, J. and Ramalho, N.",
	title = "A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade ",
	journal = "Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão",
	year = "2004",
	volume = "3",
	number = "2",
	pages = "36-45",
	url = "https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade 
T2  - Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
VL  - 3
IS  - 2
AU  - Neves, J.
AU  - Ramalho, N.
PY  - 2004
SP  - 36-45
SN  - 1677-2067
UR  - https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/
AB  - A formalização de um sistema de avaliação do Ensino Superior faz-se acompanhar de importantes sanções para as Instituições de Ensino Superior. Porém, o seu carácter incipiente, associado à gravidade das sanções, tem potencial para determinar o seu próprio descrédito. No sentido de averiguar em que medida o sistema avaliativo se encontra consolidado à luz da abordagem Qualidade, procedemos a uma análise de conteúdo de 18 relatórios de avaliação externa produzidos em 2002 e relativos ao Ensino Superior Universitário. Os resultados indicam que existem discrepâncias na operacionalização dos critérios de avaliação por parte das Comissões, que a matriz em uso é omissa quanto a alguns aspectos consagrados na avaliação da Gestão pela Qualidade Total, e que o processo avaliativo poderá beneficiar substancialmente da integração de princípios estabelecidos na abordagem Qualidade. 
ER  -