Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Raposo, Otávio (2019). Na Quinta com Kally. Mostra de Filmes Etnográficos do VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia.
O. R. Raposo, "Na Quinta com Kally", in Mostra de Filmes Etnográficos do VII Congr.o da Associação Portuguesa de Antropologia, Lisboa, 2019
@misc{raposo2019_1777364016684,
author = "Raposo, Otávio",
title = "Na Quinta com Kally",
year = "2019",
howpublished = "Digital",
url = "http://apa2019.apantropologia.org/na-quinta-com-kally/"
}
TY - CPAPER TI - Na Quinta com Kally T2 - Mostra de Filmes Etnográficos do VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia AU - Raposo, Otávio PY - 2019 CY - Lisboa UR - http://apa2019.apantropologia.org/na-quinta-com-kally/ AB - Todas as semanas, Kally e Ema percorrem as ruas da Quinta do Mocho para mostrar aos visitantes as obras da maior galeria de arte ao ar livre da Europa. O bairro, considerado “problemático” e “violento”, soube dar a volta aos estereótipos e tornou-se um exemplo da riqueza cultural das periferias de Lisboa. Aproveitando-se da boleia da arte urbana, os seus moradores são os principais responsáveis por esse processo de requalificação discursiva. São eles que impulsionam as visitas guiadas, compõem canções de intervenção e criam coletivos culturais que valorizam o bairro. As expressões artísticas nascidas no Mocho são “gritos de resistência” ao racismo, à precariedade laboral e às imagens mediáticas que o representam negativamente. O filme mostra como a vida de Kally, Ema e o filho está interligada com a reinvenção da Quinta do Mocho. Acompanhamos o quotidiano dessa família que, ao insistir em lutar por uma vida melhor, também afirma o bairro como um ativo celeiro de produção cultural. ER -
English