Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lopes, João Ventura (2018). Emergência e Composição. O desenho e a análise multidimensional de praças e vazios urbanos. 3º Encontro Nacional de Investigação em Arquitectura (ENIA).
Exportar Referência (IEEE)
J. V. Lopes,  "Emergência e Composição. O desenho e a análise multidimensional de praças e vazios urbanos", in 3º Encontro Nacional de Investigação em Arquitectura (ENIA), Lisboa, 2018
Exportar BibTeX
@misc{lopes2018_1768420748166,
	author = "Lopes, João Ventura",
	title = "Emergência e Composição. O desenho e a análise multidimensional de praças e vazios urbanos",
	year = "2018",
	url = "https://www.iscte-iul.pt/eventos/1767/3-encontro-nacional-de-investigacao-arquitetura"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Emergência e Composição. O desenho e a análise multidimensional de praças e vazios urbanos
T2  - 3º Encontro Nacional de Investigação em Arquitectura (ENIA)
AU  - Lopes, João Ventura
PY  - 2018
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/eventos/1767/3-encontro-nacional-de-investigacao-arquitetura
AB  - O espaço público aberto, objetivado nesta investigação no elemento praça, continua a ser a componente fundamental da experiência urbana. A sua identidade como lugar, apesar de impregnada em valores semântico-simbólicos enraizados na história, pode apenas ser abordado por métodos formais que abracem essa complexidade latente e visem as correlações multi-escala e multi-dimensionais de fatores que desafiam as capacidades cognitivas humanas.
Com o fim de estabelecer quais as relações de similaridade morfológica entre um conjunto de casos de estudo da realidade urbana Portuguesa, a variação de valores dos seus parâmetros/atributos, e como as suas características estruturais, formais e percetivas se poderão correlacionar com noções de qualidade, ou sucesso de uso, propomos um método de análise que possa auxiliar o projeto. O método apoia-se na classificação de casos morfologicamente similares através de um raciocínio indutivo baseado na pré-avaliação de exemplos análogos, numa abordagem apoiada em métodos formais e computacionais de análise multivariada de dados (data mining) e de síntese projetual (desenho algorítmico).
Apresentando trabalho elaborado até à data pretende-se ilustrar o método e fluxo de trabalho propostos pela investigação, e demonstrar como o desenho algorítmico pode ser um meio privilegiado de integração dos atuais contextos ricos em dados e informação, num processo criativo de projeto urbano baseado na evidência e centrado no ser humano.
ER  -