Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Quintela, José de Lemos (2009). A implementação de um SGQ como contributo para a eficácia da comunicação das organizações. In Actas do 6º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congresso Ibérico. (pp. 4036-4048). Lisboa
J. E. Quintela, "A implementação de um SGQ como contributo para a eficácia da comunicação das organizações", in Actas do 6º Congr.o da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congr.o Ibérico, Lisboa, 2009, pp. 4036-4048
@inproceedings{quintela2009_1732196477297, author = "Quintela, José de Lemos", title = "A implementação de um SGQ como contributo para a eficácia da comunicação das organizações", booktitle = "Actas do 6º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congresso Ibérico", year = "2009", editor = "", volume = "", number = "", series = "", pages = "4036-4048", publisher = "", address = "Lisboa", organization = "Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias" }
TY - CPAPER TI - A implementação de um SGQ como contributo para a eficácia da comunicação das organizações T2 - Actas do 6º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congresso Ibérico AU - Quintela, José de Lemos PY - 2009 SP - 4036-4048 CY - Lisboa AB - Este trabalho tem por objectivo sublinhar a importância da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para a melhoria da eficácia do processo de comunicação das organizações. Tendo por base os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2000, identificam-se os processos de comunicação interna e externa e respectivos intervenientes em cada processo, procedendo-se ao levantamento das responsabilidades e das actividades a desenvolver. Este levantamento permite sistematizar os fluxos de comunicação, clarificando, quem faz, o quê, como, quando e onde. O Sistema de Gestão da Qualidade prevê a monitorização e avaliação da eficácia dos processos de comunicação e a sua melhoria continua. Todo o sistema é documentado, sendo registadas as actividades definidas, o que permite conhecer a qualquer momento o grau de implementação do sistema e a sua eficácia. Toda esta documentação torna-se assim um instrumento fundamental para a gestão do conhecimento da organização, sendo um precioso auxiliar para todos aqueles que nela, mudam de funções e assumem novas responsabilidades, bem como, para a integração de novos colaboradores. O Sistema de Gestão da Qualidade apresenta-se como um factor crítico de sucesso nas interacções intra e extra organizacionais e na eficácia da comunicação com as diferentes partes interessadas. ER -