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Quintela, José de Lemos (2009). Os Clubes de Accionistas como dinamizadores da comunicação com os investidores particulares. In 6º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congresso Ibérico. (pp. 2910-2927). Lisboa
J. E. Quintela, "Os Clubes de Accionistas como dinamizadores da comunicação com os investidores particulares", in 6º Congr.o da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congr.o Ibérico, Lisboa, 2009, pp. 2910-2927
@inproceedings{quintela2009_1732197542705, author = "Quintela, José de Lemos", title = "Os Clubes de Accionistas como dinamizadores da comunicação com os investidores particulares", booktitle = "6º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congresso Ibérico", year = "2009", editor = "", volume = "", number = "", series = "", pages = "2910-2927", publisher = "", address = "Lisboa", organization = "Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia" }
TY - CPAPER TI - Os Clubes de Accionistas como dinamizadores da comunicação com os investidores particulares T2 - 6º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congresso Ibérico AU - Quintela, José de Lemos PY - 2009 SP - 2910-2927 CY - Lisboa AB - Este trabalho tem como objectivo analisar os clubes/círculos de accionistas, programas específicos que visam a fidelização de accionistas singulares, enquanto dinamizadores da comunicação com os investidores particulares e como geradores de confiança e de transparência das empresas cotadas. Os clubes de accionistas remontam ao início dos anos 90 e apesar de terem mais de uma década, são ainda pouco divulgados. Têm expressão sobretudo em França e traduzem uma evolução do Governo das Sociedades que concretiza a vontade das empresas em melhorarem a comunicação com o accionista individual, no sentido de o fidelizarem. Em Portugal, o primeiro círculo de accionistas foi implementado apenas em 2008. Para o efeito as empresas desenvolvem um conjunto de acções que valorizam o status do accionista no seio da organização, proporcionando-lhes um conjunto de condições especiais. Os diferentes clubes/círculos de accionistas são analisados em função dos conceitos, formas de funcionamento e tipologias adoptados. Os clubes de accionistas/círculos de accionistas apresentam-se hoje como um instrumento importante de proximidade com o accionista e como veículo de restauração da confiança. ER -