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Bussotti, L. (2019). O rap “exótico” na Itália contemporânea: entre direitos negados e nova cidadania. Música Hodie. 19, 1-25
L. Bussotti, "O rap “exótico” na Itália contemporânea: entre direitos negados e nova cidadania", in Música Hodie, vol. 19, pp. 1-25, 2019
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TY - JOUR TI - O rap “exótico” na Itália contemporânea: entre direitos negados e nova cidadania T2 - Música Hodie VL - 19 AU - Bussotti, L. PY - 2019 SP - 1-25 SN - 1676-3939 DO - 10.5216/mh.v19.53443 UR - https://www.revistas.ufg.br/musica/issue/current AB - A entrada tardia da cultura hip-hop e da música rap na Itália não impediu o surgimento deste gênero musical nos principais centros urbanos da península. Depois da Golden Age do rap italiano, nos anos 1990, e uma subsequente crise, no início da década de 2000, novos rappers emergiram. Entre eles, os ditos rappers “exóticos”, de língua e cultura italianas, mas de origens geralmente africanas ou asiáticas. O presente artigo procura analisar a contribuição que, primeiro, os rappers da rede G2, e depois os rappers (e trappers) mais novos, como Laioung e Ghali, deram à cena hip-hop italiana. O estudo resulta de uma pesquisa com abordagem qualitativa, usando como principais técnicas de recolha das informações a análise do discurso aplicada às letras das composições de rap selecionadas, juntamente com entrevistas e declarações dos rappers “exóticos” presentes na esfera pública. Também foi utilizada uma escassa literatura especializada sobre o assunto, além do auxílio de material audiovisual e radiofônico. ER -