Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Nunes, A. (2019). Estereótipos de género nos livros infantis premiados. Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil. 6, 77-97
A. F. Nunes, "Estereótipos de género nos livros infantis premiados", in Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, no. 6, pp. 77-97, 2019
@article{nunes2019_1732208910078, author = "Nunes, A.", title = "Estereótipos de género nos livros infantis premiados", journal = "Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil", year = "2019", volume = "", number = "6", doi = "10.15304/elos.6.5867", pages = "77-97", url = "https://www.usc.gal/revistas/index.php/elos/article/view/5867" }
TY - JOUR TI - Estereótipos de género nos livros infantis premiados T2 - Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil IS - 6 AU - Nunes, A. PY - 2019 SP - 77-97 SN - 2386-7620 DO - 10.15304/elos.6.5867 UR - https://www.usc.gal/revistas/index.php/elos/article/view/5867 AB - Neste artigo revisitamos as conclusões mais importantes de uma investigação conduzida por esta autora no âmbito do seu Mestrado, onde analisou os estereótipos de género nos livros premiados pela SPA / RTP na categoria "Melhor Livro Infantil e Juvenil" de 2010 a 2017 e indagou sobre a presença de questões de género nos critérios subjacentes à sua seleção. As conclusões desta investigação vão ao encontro das conclusões de vários outros estudos internacionais, nomeadamente a sub-representação feminina, evidente na sua total ausência como personagens centrais. Outras desigualdades de género foram também identificadas em categorias como: hobbies, tempo de lazer e tarefas domésticas / responsabilidades, onde os períodos de descanso e "não fazer nada" dos personagens masculinos contrastam com as tarefas de cozinhar e limpar atribuídas às personagens femininas. Uma conclusão surpreendente foi a não linearidade das mensagens de género, podendo o mesmo livro alternar entre mensagens estereotipadas e outras promotoras de igualdade. ER -