Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Antunes, G. & Di Giovanni, C.  (2019). As políticas de habitação no Sul da Europa Comparando Portugal e Itália. XII Congresso da Geografia Portuguesa.
Exportar Referência (IEEE)
G. Antunes and C. F. Giovanni,  "As políticas de habitação no Sul da Europa Comparando Portugal e Itália", in XII Congr.o da Geografia Portuguesa, Guinarães, 2019
Exportar BibTeX
@misc{antunes2019_1713619622576,
	author = "Antunes, G. and Di Giovanni, C. ",
	title = "As políticas de habitação no Sul da Europa Comparando Portugal e Itália",
	year = "2019",
	url = "https://2019xiicgp.weebly.com"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - As políticas de habitação no Sul da Europa Comparando Portugal e Itália
T2  - XII Congresso da Geografia Portuguesa
AU  - Antunes, G.
AU  - Di Giovanni, C. 
PY  - 2019
CY  - Guinarães
UR  - https://2019xiicgp.weebly.com
AB  - O presente trabalho tem como objectivo analisar as políticas de habitação colocadas em prática em Portugal e em Itália, no sentido de comparar a realidade destes dois países do sul da Europa. A componente teórica
assenta na revisão da literatura científica e na discussão multidisciplinar sobre as políticas de habitação social no sul da Europa. Esta perspectiva de estudo qualitativo tem como base a comparação das políticas de habitação em Portugal e em Itália, pois, como aponta Kemeny (1992), mesmo nos casos em que dois países apresentam similaridades estatísticas no sector da habitação, as soluções adoptadas podem ser díspares, sendo necessário olhar atentamente para cada um dos casos para detectar as diferenças. Na parte teórico-prática os países escolhidos são analisados com maior profundidade, como, por exemplo, nos dados estatísticos, terminologia utilizada e diferenças encontradas na literatura científica e na prática. Os resultados preliminares desta investigação demonstram que apesar destes países terem diversas similaridades no que respeita às políticas de habitação – características que são muitas vezes generalizadas no contexto sociocultural da “Europa do Sul” –, existem também formas bastante distintas de enfrentar os problemas da habitação, assim como nas características do próprio sector e mercado imobiliário.
ER  -