Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Oliveira, A., Pereira, E. R. & Mauritti, R (2020). Práticas inovadoras em Gestão Universitária. Rio de Janeiro. FACC/UFRJ.
Exportar Referência (IEEE)
A. J. Oliveira et al.,  Práticas inovadoras em Gestão Universitária, Rio de Janeiro, FACC/UFRJ, 2020
Exportar BibTeX
@book{oliveira2020_1732416930502,
	author = "Oliveira, A. and Pereira, E. R. and Mauritti, R",
	title = "",
	year = "2020",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "FACC/UFRJ",
	address = "Rio de Janeiro",
	url = "http://hdl.handle.net/11422/12505"
}
Exportar RIS
TY  - EDBOOK
TI  - Práticas inovadoras em Gestão Universitária
AU  - Oliveira, A.
AU  - Pereira, E. R.
AU  - Mauritti, R
PY  - 2020
CY  - Rio de Janeiro
UR  - http://hdl.handle.net/11422/12505
AB  - A universidade, enquanto instituição pública, é um lugar que favorece e promove a construção de redes de sociabilidades e de interações entre práticas culturais. Assim sendo, a formação acadêmico-científica que promove não é dissociada da formação humanista e socialmente referenciada. A despeito das transformações deste conturbado mundo contemporâneo, acreditamos que a universidade continua sendo instituição privilegiada na medida em que ainda possibilita o encontro, a articulação e o diálogo crítico entre diversos e distintos saberes com modos de conhecer específicos. Por outro lado, tal multiplicidade, não raras vezes, traz uma “crise de identidade” e uma “crise de legitimidade” à universidade, que precisa, assim, estar em constante processo de repensar e refazer-se. 
Consideramos que, nestes tempos, o problema crucial desta instituição não é a promoção do ensino superior em seu sentido “utilitário”;  trata-se, sim, de buscar reorientá-lo com vistas à definição do compromisso social que a universidade toma para si; trata-se de um posicionamento político; não isento, em que ela se coloca frente aos mecanismos de conservação ou de transformação da realidade social. Assim feito, a universidade conseguirá manter seu papel de vanguarda na produção, na crítica e na difusão do conhecimento. Enfrentar tais desafios e construir alternativas para trabalhar as tensões internas e externas às instituições, buscando a consolidação de um novo paradigma para a educação superior pública no Brasil e em Portugal é responsabilidade que cabe a todos nós.
A publicação do livro “Práticas inovadoras em gestão universitária” teve como principal objetivo a compilação de trabalhos que refletem parte da diversidade de abordagens e olhares sobre a instituição universitária, no findar desta segunda década do século XXI. Tem a proposta de difundir, não somente ao meio acadêmico, como também à sociedade em geral, alguns aspectos constitutivos do fazer universitário.
Esta obra é o primeiro produto de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio de sua Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), representado pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). As diversas ações que serão empreendidas pelas duas instituições, que visam ao intercâmbio acadêmico nas atividades de ensino, investigação e extensão universitária, viabilizarão um processo dialógico e fecundo entre professores, investigadores e estudantes.

ER  -