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Oliveira, A., Cranchi, D.C. & Pereira, E.R. (2020). A importância da afiliação estudantil no processo de democratização das instituições de ensino superior: uma abordagem teórica para a ressignificação de uma prática. In Antonio José Barbosa de Oliveira, Eliane Ribeiro Pereira, Rosário Mauritti (Ed.), Práticas inovadoras em gestão universitária: interfaces entre Brasil e Portugal. (pp. 151-178). Rio de Janeiro: FACC/UFRJ.
A. J. Oliveira et al., "A importância da afiliação estudantil no processo de democratização das instituições de ensino superior: uma abordagem teórica para a ressignificação de uma prática", in Práticas inovadoras em gestão universitária: interfaces entre Brasil e Portugal, Antonio José Barbosa de Oliveira, Eliane Ribeiro Pereira, Rosário Mauritti, Ed., Rio de Janeiro, FACC/UFRJ, 2020, pp. 151-178
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TY - CHAP TI - A importância da afiliação estudantil no processo de democratização das instituições de ensino superior: uma abordagem teórica para a ressignificação de uma prática T2 - Práticas inovadoras em gestão universitária: interfaces entre Brasil e Portugal AU - Oliveira, A. AU - Cranchi, D.C. AU - Pereira, E.R. PY - 2020 SP - 151-178 CY - Rio de Janeiro UR - https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/12505/3/Livro%20-%20Pr%C3%A1ticas%20Inovadoras%20em%20Gestao%20Universitaria%20-%20vers%C3%A3o%20final.pdf AB - O texto promove algumas reflexões sobre a institucionalização da assistência estudantil nas universidades públicas brasileiras, concebendo-a como um conjunto articulado de ações acadêmicas e administrativas que visam à permanência qualificada dos estudantes nas instituições, sobretudo daqueles que ingressaram na educação superior brasileira a partir da implantação das políticas de ações afirmativas, da Lei de Cotas e do Sisu. A permanência é condição elementar para a conclusão dos cursos, objetivo fim das políticas de acesso. A assistência estudantil, por sua vez, pressupõe ações institucionais que ultrapassem a dimensão material: pressupõe também constante atuação na dimensão simbólica. O texto fundamenta-se nos conceitos de afiliação, proposto por Alain Coulon, e nas abordagens de Pierre Bourdieu sobre o sistema de ensino, capital cultural e capital social. Ao final, o texto sinaliza a importância de uma atualização da concepção de assistência estudantil como mecanismo imprescindível da gestão universitária. ER -