Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mendes, M. M. , Magano, O. & Costa, A. R. (2020). Ciganos portugueses: escola e mudança social. Sociologia, Problemas e Práticas. 93, 109-126
M. M. Mendes et al., "Ciganos portugueses: escola e mudança social", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 93, pp. 109-126, 2020
@article{mendes2020_1732211987305, author = "Mendes, M. M. and Magano, O. and Costa, A. R.", title = "Ciganos portugueses: escola e mudança social", journal = "Sociologia, Problemas e Práticas", year = "2020", volume = "", number = "93", doi = "10.7458/SPP20209313546", pages = "109-126", url = "https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/index" }
TY - JOUR TI - Ciganos portugueses: escola e mudança social T2 - Sociologia, Problemas e Práticas IS - 93 AU - Mendes, M. M. AU - Magano, O. AU - Costa, A. R. PY - 2020 SP - 109-126 SN - 0873-6529 DO - 10.7458/SPP20209313546 UR - https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/index AB - O cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola. ER -