Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Fernandes, Lídia C. (2012). Desemprego e acção colectiva: um estudo exploratório. VII Congresso Português de Sociologia 2012.
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Fernandes,  "Desemprego e acção colectiva: um estudo exploratório", in VII Congr.o Português de Sociologia 2012, Porto, 2012
Exportar BibTeX
@misc{fernandes2012_1714050167053,
	author = "Fernandes, Lídia C.",
	title = "Desemprego e acção colectiva: um estudo exploratório",
	year = "2012",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://associacaoportuguesasociologia.pt/vii_congresso/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Desemprego e acção colectiva: um estudo exploratório
T2  - VII Congresso Português de Sociologia 2012
AU  - Fernandes, Lídia C.
PY  - 2012
CY  - Porto
UR  - https://associacaoportuguesasociologia.pt/vii_congresso/
AB  - À semelhança do verificado na maior parte dos países europeus, o desemprego é hoje um dos maiores desafios enfrentados em Portugal. Ao mesmo tempo que uma parte importante da população é excluída do mercado de trabalho, é colocado em causa o paradigma do pleno emprego, com implicações quanto à sua salvaguarda enquanto direito de cidadania, tal como foi internacionalmente consagrado após a II Guerra Mundial, e, a nível nacional, após a Revolução de 1974. A presente dissertação pretende explorar os constrangimentos e as potencialidades à acção colectiva de pessoas desempregadas e, adoptando uma lógica investigação-acção, fornecer contributos para uma melhor compreensão da relação entre desemprego e acção colectiva. No processo de recolha e análise de dados, foi adoptada uma estratégia articulando aquilo que são os aspectos estruturais associados ao desemprego com as definições que as pessoas fazem da sua situação, com vista a identificar as potencialidades de partilha colectiva de significados e pistas para o desenvolvimento de estruturas de mobilização sensíveis à experiência do desemprego. Foram equacionados quatro problemas chave: a acção colectiva não é uma categoria abstracta que se sustente fora da história e da política; o isolamento das pessoas e o seu desenraizamento social bloqueiam a sua capacidade de envolvimento na acção colectiva; identidades e interesses heterogéneos dificultam a mobilização colectiva; para que os processos de elaboração possam potencialmente questionar a legitimidade do sistema, as pessoas têm de se sentir simultaneamente lesadas acerca de algum aspecto das suas vidas e optimistas quanto às possibilidades de êxito da acção colectiva para a solução dos problemas. A partir da análise de entrevistas a pessoas desempregadas, foram identificadas orientações e possíveis modalidades de participação e são tecidas breves considerações sobre estratégias para ampliar as possibilidades de acção colectiva de pessoas desempregadas.
ER  -