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Almeida, R. N., Cruz, A. R., Costa, P., Gato, M. A. & Perestrelo, M. (2020). Transferência de conhecimento nas actividades culturais e criativas: notas comparativas das regiões do espaço Atlântico. Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia. 55 (113), 63-88
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R. D. Almeida et al.,  "Transferência de conhecimento nas actividades culturais e criativas: notas comparativas das regiões do espaço Atlântico", in Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, vol. 55, no. 113, pp. 63-88, 2020
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TY  - JOUR
TI  - Transferência de conhecimento nas actividades culturais e criativas: notas comparativas das regiões do espaço Atlântico
T2  - Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia
VL  - 55
IS  - 113
AU  - Almeida, R. N.
AU  - Cruz, A. R.
AU  - Costa, P.
AU  - Gato, M. A.
AU  - Perestrelo, M.
PY  - 2020
SP  - 63-88
SN  - 0430-5027
DO  - 10.18055/Finis19212
UR  - https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/19212
AB  - No final do século XX, a importância da “terceira missão” das Instituições de Ensino Superior (IES), de cariz socioeconómico, levou à promoção de diversos mecanismos de transferência de conhecimento em termos políticos e institucionais. Não obstante, muitos destes mecanismos foram desenhados para indústrias que não partilham as especificidades das actividades culturais e criativas (ACC). Este trabalho resulta de um projecto transnacional – 4H-CREAT – que visa analisar de que forma se pode estimular a relação das actividades culturais e criativas com os restantes actores políticos, institucionais e sociais (IES, decisores políticos e sociedade civil). Este artigo procura explorar as formas de transferência de conhecimento nas quais o sector cultural e criativo pode estar envolvido com as IES, focando as sete regiões participantes do projecto 4H-CREAT (Área Metropolitana de Lisboa, Andaluzia, Avilès, Bretagne, Pays de la Loire Southern and Eastern Ireland, Southwest Scotland). Para isso procedeu-se a uma revisão de literatura sobre a inovação e transferência de conhecimento nas ACC, bem como à análise estatística, entre 2012 e 2015, e à leitura de vários enquadramentos institucionais e políticos acerca deste sector nas várias regiões, entre 2000 e 2017. Um dos objectivos é chegar a medidas concretas passíveis de aplicação pelas IES – promover colaboração no desenvolvimento de currículos, fomentar espaços de discussão, vocacionar o ensino para as práticas profissionais das ACC, entre outras. Apesar do grau de generalidade de tais linhas, considera-se que estas podem contribuir para um debate importante acerca das múltiplas formas passíveis de gerar valor com as actividades culturais e criativas e o modelo de envolvimento dos actores com as IES.
ER  -