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Gomes, CT & Mauritti, R (2020). Responsabilidade Social Universitária: que materializações. In A.Oliveira, E.P. Ribeiro, R. Mauritti (Ed.), Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal. (pp. 209-234). Rio de Janeiro: Oficina de Livros Gráfica e Editora.
C. M. Gomes and M. D. Mauritti, "Responsabilidade Social Universitária: que materializações", in Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal, A.Oliveira, E.P. Ribeiro, R. Mauritti, Ed., Rio de Janeiro, Oficina de Livros Gráfica e Editora, 2020, pp. 209-234
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TY - CHAP TI - Responsabilidade Social Universitária: que materializações T2 - Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal AU - Gomes, CT AU - Mauritti, R PY - 2020 SP - 209-234 CY - Rio de Janeiro AB - Este texto apresenta resultados de um estudo de caso desenvolvido na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, focado nas experiências de retorno à universidade por parte de estudantes mais velhos. A análise desenvolvida começa por examinar políticas de expansão das estruturas de ensino superior em Portugal, que potencializam as condições de ingresso na universidade de públicos não-tradicionais. No caso, destacando a constituição de espaços de oportunidade para o alargamento da participação ativa desses públicos, de forma relativamente desconectada de marcadores sociais de ciclos de vida delimitados de forma apriorística a partir de escalões de idade. A questão nuclear aqui colocada é a de saber quais as ações afirmativas que cabem à universidade (ou que têm vindo a ser assumidas pelas mesmas), no plano da responsabilidade social universitária, para o incremento da igualdade e equidade social nas condições de participação ativa nas sociedades envelhecidas. A perspetiva desenvolvida assume que a universidade agrega um conjunto de abordagens e de atividades geradoras de dinâmicas organizacionais, educativas, cognitivas e sociais no seu território de implementação. E que, especificamente no quadro do envelhecimento ativo, o papel da universidade é determinante, quer enquanto agente gerador, quer como espaço de acolhimento de práticas de inclusão dos indivíduos em ciclos de vida mais avançados, que orientam os seus projetos de vida para a qualificação académica. ER -