Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gomes, CT & Mauritti, R (2020). Responsabilidade Social Universitária: que materializações. In A.Oliveira, E.P. Ribeiro, R. Mauritti (Ed.), Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal. (pp. 209-234). Rio de Janeiro: Oficina de Livros Gráfica e Editora.
Exportar Referência (IEEE)
C. M. Gomes and M. D. Mauritti,  "Responsabilidade Social Universitária: que materializações", in Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal, A.Oliveira, E.P. Ribeiro, R. Mauritti, Ed., Rio de Janeiro, Oficina de Livros Gráfica e Editora, 2020, pp. 209-234
Exportar BibTeX
@incollection{gomes2020_1713614306104,
	author = "Gomes, CT and Mauritti, R",
	title = "Responsabilidade Social Universitária: que materializações",
	chapter = "",
	booktitle = "Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal",
	year = "2020",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "209-209",
	publisher = "Oficina de Livros Gráfica e Editora",
	address = "Rio de Janeiro"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Responsabilidade Social Universitária: que materializações
T2  - Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal
AU  - Gomes, CT
AU  - Mauritti, R
PY  - 2020
SP  - 209-234
CY  - Rio de Janeiro
AB  - Este texto apresenta resultados de um estudo de caso desenvolvido na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, focado nas experiências de retorno à universidade por parte de estudantes mais velhos. A análise desenvolvida começa por examinar políticas de expansão das estruturas de ensino superior em Portugal, que potencializam as condições de ingresso na universidade de públicos não-tradicionais. No caso, destacando a constituição de espaços de oportunidade para o alargamento da participação ativa desses públicos, de forma relativamente desconectada de marcadores sociais de ciclos de vida delimitados de forma apriorística a partir de escalões de idade. A questão nuclear aqui colocada é a de saber quais as ações afirmativas que cabem à universidade (ou que têm vindo a ser assumidas pelas mesmas), no plano da responsabilidade social universitária, para o incremento da igualdade e equidade social nas condições de participação ativa nas sociedades envelhecidas. A perspetiva desenvolvida assume que a universidade agrega um conjunto de abordagens e de atividades geradoras de dinâmicas organizacionais, educativas, cognitivas e sociais no seu território de implementação. E que, especificamente no quadro do envelhecimento ativo, o papel da universidade é determinante, quer enquanto agente gerador, quer como espaço de acolhimento de práticas de inclusão dos indivíduos em ciclos de vida mais avançados, que orientam os seus projetos de vida para a qualificação académica. 
ER  -