Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lourenço, J. & Centeno, M. J. (2020). Imprensa portuguesa sobre cinema: uma retrospectiva. In Carla Baptista, Jorge Pedro Sousa (Ed.), Para uma história do jornalismo em Portugal. (pp. 103-115). Lisboa: ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova.
Exportar Referência (IEEE)
J. M. Lourenço and M. J. Centeno,  "Imprensa portuguesa sobre cinema: uma retrospectiva", in Para uma história do jornalismo em Portugal, Carla Baptista, Jorge Pedro Sousa, Ed., Lisboa, ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, 2020, pp. 103-115
Exportar BibTeX
@incollection{lourenço2020_1713623120693,
	author = "Lourenço, J. and Centeno, M. J.",
	title = "Imprensa portuguesa sobre cinema: uma retrospectiva",
	chapter = "",
	booktitle = "Para uma história do jornalismo em Portugal",
	year = "2020",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "103-103",
	publisher = "ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.icnova.fcsh.unl.pt/e-book-para-uma-historia-do-jornalismo-em-portugal/"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Imprensa portuguesa sobre cinema: uma retrospectiva
T2  - Para uma história do jornalismo em Portugal
AU  - Lourenço, J.
AU  - Centeno, M. J.
PY  - 2020
SP  - 103-115
CY  - Lisboa
UR  - https://www.icnova.fcsh.unl.pt/e-book-para-uma-historia-do-jornalismo-em-portugal/
AB  - O Jornalismo de Cinema, considerado um subgénero do Jornalismo Cultural, apresenta-se-nos como um objecto de estudo ainda por explorar nas ciências sociais e da comunicação, nomeadamente em Portugal onde a investigação sobre este subgénero é quase inexistente. Uma vez que o cinema é, de entre as manifestações culturais e artísticas, uma das que tem maior presença nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre esta prática jornalística.
No âmbito de uma investigação mais alargada, parece-nos fundamental percorrer os principais títulos da imprensa portuguesa sobre cinema que têm acompanhado a recepção do cinema nacional e internacional e que têm sido cruciais para a construção da cultura cinematográfica dos portugueses. A primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surgiu na década de 1910 e é a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar a aceleração do gosto cinematográfico (Barroso,2008:26) e a consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, através de uma revisão de literatura e análise documental, traçamos a evolução da imprensa portuguesa sobre cinema e analisamos as características dos principais títulos desde as origens do cinema até 2014 (ano em que circulou pela última vez uma publicação
portuguesa especializada em cinema).
ER  -