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Exportar Referência (APA)
Di Fátima, B., Gouveia, C. & Lapa, T. (2020). Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter. Estudos em Comunicação. N/A (30), 147-175
Exportar Referência (IEEE)
G. M. Filho et al.,  "Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter", in Estudos em Comunicação, vol. N/A, no. 30, pp. 147-175, 2020
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@article{filho2020_1714109065473,
	author = "Di Fátima, B. and Gouveia, C. and Lapa, T.",
	title = "Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter",
	journal = "Estudos em Comunicação",
	year = "2020",
	volume = "N/A",
	number = "30",
	doi = "10.25768/20.04.03.30.07",
	pages = "147-175",
	url = "http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/597"
}
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TY  - JOUR
TI  - Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter
T2  - Estudos em Comunicação
VL  - N/A
IS  - 30
AU  - Di Fátima, B.
AU  - Gouveia, C.
AU  - Lapa, T.
PY  - 2020
SP  - 147-175
SN  - 1646-4974
DO  - 10.25768/20.04.03.30.07
UR  - http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/597
AB  - A comunicação desportiva atinge atualmente novos domínios sociais, em particular, nas redes sociais. Molda cosmovisões clubísticas, narrativas e crenças. Serve de veículo no qual os membros das comunidades de adeptos participam da promulgação, produção, consumo e organização de eventos. Utilizando como estudo de caso o jogo de futebol entre F C Porto e S L Benfica da 13a jornada da Liga NOS, o artigo tem como objetivos identificar os influenciadores do clássico no Twitter, a abrangência geográfica das conversações, os períodos de maior fluxo das mensagens e a narrativa semântica de quatro cliques que se formaram em torno do jogo. A recolha de dados ocorreu entre as 20h e 24h de 1o de dezembro de 2017, o que permitiu englobar a antecipação e o rescaldo do jogo, e resultou numa base de dados com 301.451 mensagens, criadas por 124.459 perfis, associadas pelas hashtags #FCPSLB, #FCPorto e #SLBenfica. Para interpretar os dados foi empregada a Análise de Redes Sociais. Os resultados apontam o adepto como maior influenciador da rede, descentralizando e desafiando o controlo da comunicação externa por parte dos clubes, a abrangência global e a mediatização do evento, a batalha das perspetivas entre comunidades e a relação dos fluxos comunicacionais com episódios do jogo.
ER  -