Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Fernandes, A., Alturas, B. & Ribeiro, L. P. (2019). Competência em tecnologia da informação: uma escala aplicada à indústria hoteleira. REASU - Revista Eletrônica de Administração da Universidade Santa Úrsula. 4 (2), 1-19
Exportar Referência (IEEE)
A. L. Fernandes et al.,  "Competência em tecnologia da informação: uma escala aplicada à indústria hoteleira", in REASU - Revista Eletrônica de Administração da Universidade Santa Úrsula, vol. 4, no. 2, pp. 1-19, 2019
Exportar BibTeX
@article{fernandes2019_1766591046065,
	author = "Fernandes, A. and Alturas, B. and Ribeiro, L. P.",
	title = "Competência em tecnologia da informação: uma escala aplicada à indústria hoteleira",
	journal = "REASU - Revista Eletrônica de Administração da Universidade Santa Úrsula",
	year = "2019",
	volume = "4",
	number = "2",
	pages = "1-19",
	url = "http://revistas.icesp.br/index.php/REASU/article/view/1133"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Competência em tecnologia da informação: uma escala aplicada à indústria hoteleira
T2  - REASU - Revista Eletrônica de Administração da Universidade Santa Úrsula
VL  - 4
IS  - 2
AU  - Fernandes, A.
AU  - Alturas, B.
AU  - Ribeiro, L. P.
PY  - 2019
SP  - 1-19
SN  - 2594-4479
UR  - http://revistas.icesp.br/index.php/REASU/article/view/1133
AB  - Este artigo visa validar um instrumento que possa medir as Tecnologias da Informação na
indústria hoteleira. O estudo principal focou na indústria hoteleira e foi realizado com 216
colaboradores de dois grupos hoteleiros diferentes no Brasil e em Portugal. Um instrumento
desenvolvido pela Tippins e Sohi (2003) foi traduzido para o português e adaptado para o setor
hoteleiro. Posteriormente, foi feita uma análise exploratória de fatores para verificar as propriedades
psicométricas da versão traduzida e adaptada. Além disso, foi desenvolvida uma versão em escala
reduzida. Os resultados indicaram que a escala poderia ser reduzida para nove itens sem comprometer
as propriedades psicométricas da escala integral. Finalmente, verificou-se que a escala era capaz de
medir as diferenças de competência de TI entre grupos. Os resultados mostram que os gestores têm
maior competência de TI do que os colaboradores. Em relação aos diferentes grupos hoteleiros, foi
observado que eles possuem médias significativamente iguais para as operações de TI e conhecimento
de TI. No entanto, os hotéis que conseguissem melhorar esses dois fatores seriam aqueles capazes de
se diferenciar e criar vantagem competitiva. As implicações teóricas e práticas do estudo também são
discutidas.
ER  -