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Fernandes, A., Alturas, B. & Ribeiro, L. P. (2019). Competência em tecnologia da informação: uma escala aplicada à indústria hoteleira. REASU - Revista Eletrônica de Administração da Universidade Santa Úrsula. 4 (2), 1-19
A. L. Fernandes et al., "Competência em tecnologia da informação: uma escala aplicada à indústria hoteleira", in REASU - Revista Eletrônica de Administração da Universidade Santa Úrsula, vol. 4, no. 2, pp. 1-19, 2019
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TY - JOUR TI - Competência em tecnologia da informação: uma escala aplicada à indústria hoteleira T2 - REASU - Revista Eletrônica de Administração da Universidade Santa Úrsula VL - 4 IS - 2 AU - Fernandes, A. AU - Alturas, B. AU - Ribeiro, L. P. PY - 2019 SP - 1-19 SN - 2594-4479 UR - http://revistas.icesp.br/index.php/REASU/article/view/1133 AB - Este artigo visa validar um instrumento que possa medir as Tecnologias da Informação na indústria hoteleira. O estudo principal focou na indústria hoteleira e foi realizado com 216 colaboradores de dois grupos hoteleiros diferentes no Brasil e em Portugal. Um instrumento desenvolvido pela Tippins e Sohi (2003) foi traduzido para o português e adaptado para o setor hoteleiro. Posteriormente, foi feita uma análise exploratória de fatores para verificar as propriedades psicométricas da versão traduzida e adaptada. Além disso, foi desenvolvida uma versão em escala reduzida. Os resultados indicaram que a escala poderia ser reduzida para nove itens sem comprometer as propriedades psicométricas da escala integral. Finalmente, verificou-se que a escala era capaz de medir as diferenças de competência de TI entre grupos. Os resultados mostram que os gestores têm maior competência de TI do que os colaboradores. Em relação aos diferentes grupos hoteleiros, foi observado que eles possuem médias significativamente iguais para as operações de TI e conhecimento de TI. No entanto, os hotéis que conseguissem melhorar esses dois fatores seriam aqueles capazes de se diferenciar e criar vantagem competitiva. As implicações teóricas e práticas do estudo também são discutidas. ER -
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