Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Silva, José Pedro, Mineiro, João., Estanque, Elísio, Sebastião, João & Lopes, João Teixeira (2018). Um olhar sociológico sobre a praxe académica. In Atas do X Congresso Português de Sociologia. Covilhã: Associação Portuguesa de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
J. P. Silva et al.,  "Um olhar sociológico sobre a praxe académica", in Atas do X Congr.o Português de Sociologia, Covilhã, Associação Portuguesa de Sociologia, 2018
Exportar BibTeX
@inproceedings{silva2018_1711728105896,
	author = "Silva, José Pedro and Mineiro, João. and Estanque, Elísio and Sebastião, João and Lopes, João Teixeira",
	title = "Um olhar sociológico sobre a praxe académica",
	booktitle = "Atas do X Congresso Português de Sociologia",
	year = "2018",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	address = "Covilhã",
	organization = "Associação Portuguesa de Sociologia"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Um olhar sociológico sobre a praxe académica
T2  - Atas do X Congresso Português de Sociologia
AU  - Silva, José Pedro
AU  - Mineiro, João.
AU  - Estanque, Elísio
AU  - Sebastião, João
AU  - Lopes, João Teixeira
PY  - 2018
CY  - Covilhã
AB  - A praxe académica é um fenómeno social complexo e multidimensional, com raízes históricas antigas, mas permanentemente reinventado. Dele fazem parte um conjunto de práticas ritualizadas através das quais, anualmente, vários estudantes do ensino superior recebem a maior parte dos novos alunos das suas instituições ou cursos. Ainda que apresentem traços que lhes conferem unidade, permitindo a identificação de um conjunto de características nucleares da praxe, essas práticas são heterogéneas e apresentam variações nos diversos contextos em que ocorrem. Enquanto alguns rituais de praxe enfatizam o poder dos estudantes mais antigos e a submissão e disciplinarização dos recém-chegados, outros apresentam uma importante componente festiva e hedonista. Partindo da ideia de que os rituais, quando consequentes, contribuem para a construção da realidade social, esta comunicação analisará os efeitos duráveis que a praxe, através da sua dupla face acima referida, produz no universo estudantil.
ER  -