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Alvares, Maria (2020). Discursos de mudança: igualdade de oportunidades em 30 anos de políticas educativas em Portugal. 1-322
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M. E. Alvares,  "Discursos de mudança: igualdade de oportunidades em 30 anos de políticas educativas em Portugal",, pp. 1-322, 2020
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TY  - GEN
TI  - Discursos de mudança: igualdade de oportunidades em 30 anos de políticas educativas em Portugal
AU  - Alvares, Maria
PY  - 2020
SP  - 1-322
UR  - https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/20504
AB  - A mudança em políticas de educação é, em Portugal, um tema controverso. Por um lado, há quem critique a sistemática mudança, por outro, quem considere que a educação pouco mudou, apelando à transformação. Mas o que nos diz uma investigação centrada no tema?
Com recurso à análise de discurso de 30 anos de debates no parlamento português, esta pesquisa centra-se nas mudanças ocorridas, focando um dos seus aspetos centrais: a trajetória das ideias políticas sobre igualdade de oportunidades. Para isso, explora fontes de legitimação e recursos de autoridade usados pelos partidos, como o conhecimento científico ou as recomendações das organizações nacionais e internacionais (OCDE e UE), investigando a sua relação com a mudança. Com um foco paralelo na tomada de decisão, as medidas implementadas desde 1986 são alvo de meta-análise e, a partir de normativos, relatórios e estatísticas, reconstroem-se dinâmicas de decisão e ação política, identificando e interpretando ligações e relações entre discursos e práticas. 
A investigação revelou um quadro que combina, de forma variável, persistências e mudanças de discurso com continuidades e transformações nas políticas, da qual emergem transformações graduais, mas significativas no conceito de igualdade de oportunidades. Se as ideias de falhanço, rutura e mudança são mobilizadas para transmitir uma perspetiva de alternativa entre propostas partidárias, a análise de políticas por ciclo político evidencia processos menos abruptos de ensaio e ajuste de estratégias, que resultaram na melhoria global de resultados, tanto em alargamento da escolarização da população, como relativos à qualidade dos processos escolares e de sucesso educativo. 

ER  -