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Garrido, M. V., Azevedo, C., Prada, M. & Santos, A. S. (2011). Gostar ou elevar eis a questão: normas de valência e de conteúdo espacial de uma lista de palavras. Laboratório de Psicologia. 9 (1), 67-93
M. E. Garrido et al., "Gostar ou elevar eis a questão: normas de valência e de conteúdo espacial de uma lista de palavras", in Laboratório de Psicologia, vol. 9, no. 1, pp. 67-93, 2011
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TY - JOUR TI - Gostar ou elevar eis a questão: normas de valência e de conteúdo espacial de uma lista de palavras T2 - Laboratório de Psicologia VL - 9 IS - 1 AU - Garrido, M. V. AU - Azevedo, C. AU - Prada, M. AU - Santos, A. S. PY - 2011 SP - 67-93 SN - 1645-7927 DO - 10.14417/lp.637 UR - http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/index AB - Este estudo apresenta normas de valência (positiva/negativa) e de conteúdo espacial (cima/baixo) de 336 palavras. A partir das avaliações independentes da valência e do conteúdo espacial de uma lista de palavras foi possível calcular, para cada dimensão, a média, intervalos de confiança e desvio--padrão de cada palavra. Esta análise permitiu identificar 63 palavras de valência positiva, 61 de valência negativa e 94 neutras na dimensão de valência. Identificaram-se ainda 66 palavras associadas ao construto espacial “cima”, 79 ao construto espacial “baixo” e 45 a uma localização espacial “intermédia”. Os resultados revelaram também uma associação entre valência e conteúdo espacial, indicando que palavras “positivas” se associam ao construto espacial “cima”, enquanto que as “negativas” se associam ao construto espacial “baixo”. A avaliação nas duas dimensões apresenta uma correlação forte e positiva indicando que quanto mais “positiva” a avaliação da valência das palavras mais estas se associam ao construto espacial “cima”. Este material estímulo poderá contribuir para clarificar os mecanismos subjacentes à relação metafórica valência/posição espacial vertical, permitindo, nomeadamente a manipulação ortogonal e, consequentemente, a identificação do contributo individual de cada dimensão para as associações observadas. ER -