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Silva, Leonor Matos (2020). A Escola de Lisboa e a Universidade, 1979-1999 (Webinar). What Education? Arquitectura, Ensino e Investigação.
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L. C. Silva,  "A Escola de Lisboa e a Universidade, 1979-1999 (Webinar)", in What Education? Arquitectura, Ensino e Investigação, 2020
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TY  - CPAPER
TI  - A Escola de Lisboa e a Universidade, 1979-1999 (Webinar)
T2  - What Education? Arquitectura, Ensino e Investigação
AU  - Silva, Leonor Matos
PY  - 2020
UR  - https://ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2020/what-education/comunicacoes
AB  - A Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa [FAUTL] foi criada em 1979 (DL 498-E/79, de 21 de Dezembro) na sequência de um processo paulatino de aproximação à universidade protagonizado pela 1ª Secção (Arquitectura) da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
O processo de instalação da Faculdade – a qual veio a fixar uma designação oficial para a ocasionalmente denominada “Escola de Lisboa” – foi longo e complexo; a Faculdade só entrou em completo funcionamento no ano lectivo de 1985/86.
A partir 1986, e ao longo das duas décadas seguintes, surgiram mais de vinte cursos os quais vieram transformar o panorama do ensino da arquitectura em Portugal. A FAUTL, conjuntamente com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, deixaram, então, de deter o exclusivo do ensino universitário de arquitectura.
Neste estudo, poremos algumas questões tanto relativas a esta transição como a uma realidade posterior, na qual observamos a implementação de um regime de “escola de artes”, com a criação de mais cinco licenciaturas, em 1992/93.
Pontuaremos ainda esta análise com a observação de alguns dados específicos, como a mudança para novas instalações em 1994, ou o processo de Sindicância (no quadro de uma forte contestação estudantil) com início em 1998 e duração de dois anos.
Acreditamos, em conclusão, que o período de 1979 a 1999 merece ser encarado com particular atenção se queremos compreender o contorno pedagógico e disciplinar que o ensino de arquitectura português apresenta hoje.
ER  -