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Santos, S. & Maia, J. (2019). O fim do silêncio: visibilidade mediada de histórias de vida como estratégia no caso da campanha brasileira “Eu Vou Contar”.  II Congresso Internacional do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género.
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S. A. Santos and J. V. Maia,  "O fim do silêncio: visibilidade mediada de histórias de vida como estratégia no caso da campanha brasileira “Eu Vou Contar”", in  II Congr.o Internacional do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, Lisboa, 2019
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	year = "2019",
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TY  - CPAPER
TI  - O fim do silêncio: visibilidade mediada de histórias de vida como estratégia no caso da campanha brasileira “Eu Vou Contar”
T2  -  II Congresso Internacional do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género
AU  - Santos, S.
AU  - Maia, J.
PY  - 2019
CY  - Lisboa
AB  - Apesar de ser um evento comum às histórias das vidas reprodutivas das mulheres brasileiras (Diniz, 2017), a ilegalidade jurídica e a condenação moral que circundam a prática do aborto envolveram-na em silêncio e segredo. A campanha “Eu Vou Contar”, organizada pelas ONGs Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Género e Think Olga, propôs uma mudança nesse paradigma: desde 2017, as organizações estão a reunir e publicar nas redes sociais diversas histórias de mulheres que fizeram abortos ilegais no país e sobreviveram para contá-las. “Contar é uma forma política de estar no mundo”, justifica a antropóloga Débora Diniz, a principal organizadora, na peça que apresenta o projeto. Assim, a campanha coloca em prática a ideia de Foucault (1993), de que “o discurso de luta não se opõe ao inconsciente: ele se opõe ao segredo”. As histórias contadas são discursos de luta porque lançam luz sobre algo que por regra é segredo, mas também são discursos de luta porque são contadas para disputar hegemonia (Gramsci, 2017) tomando parte numa luta social organizada coletivamente. De forma a perceber melhor essa opção, este trabalho se propõe a analisar a constituição dessa estratégia de disputa formada a partir de dar-se às histórias de vida um tipo de visibilidade mediada (Thompson, 2008). A partir da análise de discurso de uma das histórias que compõem a campanha “Eu Vou Contar” pretende-se identificar os vários elementos que constituem a história de vida e sua transformação em narrativa, tais como o contexto e as condições de produção, o diálogo com outros discursos, e o emissor enquanto sujeito histórico. Finalmente, vai analisar como essa história toma lugar numa estratégia discursiva mais ampla, que a relaciona com outras histórias.
ER  -