Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Rovisco, Eduarda (2020). “Homens que folgam, mulheres que sustentam. Representações de género e de nação no artesanato cabo-verdiano” . 6º Congresso Internacional de Antropologia da AIBR Humanidades en Emergência: Salud y Recosntrucción Social (edição on-line).
Export Reference (IEEE)
M. E. Rovisco,  "“Homens que folgam, mulheres que sustentam. Representações de género e de nação no artesanato cabo-verdiano” ", in 6º Congr.o Internacional de Antropologia da AIBR Humanidades en Emergência: Salud y Recosntrucción Social (edição on-line), on-line, 2020
Export BibTeX
@misc{rovisco2020_1766601564144,
	author = "Rovisco, Eduarda",
	title = "“Homens que folgam, mulheres que sustentam. Representações de género e de nação no artesanato cabo-verdiano” ",
	year = "2020",
	howpublished = "Other",
	url = "http://2020.aibr.org/pt/"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - “Homens que folgam, mulheres que sustentam. Representações de género e de nação no artesanato cabo-verdiano” 
T2  - 6º Congresso Internacional de Antropologia da AIBR Humanidades en Emergência: Salud y Recosntrucción Social (edição on-line)
AU  - Rovisco, Eduarda
PY  - 2020
CY  - on-line
UR  - http://2020.aibr.org/pt/
AB  - Esta comunicação baseia-se nos resultados de uma análise dos motivos visuais patentes em cerca de trezentos objectos produzidos em duas áreas do artesanato contemporâneo mindelense - tapeçaria decorativa e quadros com colagens - expostos, em Novembro de 2019, nas lojas de souvenirs do Mindelo (Cabo Verde). Estes objectos possuem desenhos estilizados de figuras humanas isoladas envolvidas em actividades ditas tradicionais - laborais ou lúdicas - que remetem para os temas centrais das narrativas de construção nacional, como o mar, a música ou o milho. Esta remissão encontra-se vinculada a papéis de género que associam, por exemplo, as figuras masculinas à música e as femininas à preparação do milho. Desenhados e executados maioritariamente por homens, estes objectos, em grande parte destinados ao mercado turístico, reflectem a ideologia de género da cabo-verdianidade. A par de uma análise dos motivos visuais patentes nestes objectos que atenda às articulações entre género e nação em Cabo Verde e às representações de género na construção visual das colónias portuguesas em África durante o Estado Novo, a comunicação comportará ainda uma proposta de debate sobre o papel dos souvenirs turísticos na reprodução e propagação destas representações.
ER  -