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Seabra, F., Mouraz, A., Abelha, M. & Henriques, S. (2020). Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios da avaliação externa de escolas. Indagatio Didactica. 12 (5), 99-117
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F. I. Borges et al.,  "Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios da avaliação externa de escolas", in Indagatio Didactica, vol. 12, no. 5, pp. 99-117, 2020
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TY  - JOUR
TI  - Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios da avaliação externa de escolas
T2  - Indagatio Didactica
VL  - 12
IS  - 5
AU  - Seabra, F.
AU  - Mouraz, A.
AU  - Abelha, M.
AU  - Henriques, S.
PY  - 2020
SP  - 99-117
SN  - 1647-3582
DO  - 10.34624/id.v12i5.23445
UR  - https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23445/17112
AB  - Regista-se uma centralidade crescente dos temas da equidade e inclusão em educação, e parece consolidar-se a viragem de perspetivas mais restritas sobre estes conceitos, para uma visão que entende a necessidade de os estender a todos os alunos, dando resposta à diversidade das suas características, necessidades e potencialidades. Em Portugal, o Decreto-lei 54/2018 veio plasmar essa viragem, acompanhando o que tem vindo a ser preconizado a nível internacional. Também a avaliação externa de escolas (AEE) salienta, no seu terceiro ciclo, temas relacionados com a equidade e a inclusão, incluindo no seu Quadro de Referência, referentes como a “Promoção da equidade e inclusão de todas as crianças e todos os alunos” e “Resultados para a equidade, inclusão e excelência” (IGEC, 2019).
Assinalando esta convergência, e reconhecendo o papel que a AEE tem assumido em termos de indução de práticas e transformação dos discursos, apresentamos uma análise dos relatórios do  terceiro  ciclo  de  avaliação  externa  de  escolas,  salientando  questões  relacionadas  com  a  equidade e inclusão. Concretamente, questionámos em que domínios do referencial se destacam as referências a estes conceitos, quais as perspetivas de equidade e inclusão presentes nestes  documentos,  quem  são  os  alvos  preferenciais  desta  preocupação  com  a  equidade  e  inclusão, e que medidas adotadas pelas escolas são salientadas nos relatórios. Enriquecemos ainda a análise com uma perspetiva diacrónica, com base nos relatórios anteriores das mesmas escolas agora consideradas. Os resultados apontam para uma preocupação com estes conceitos desde o arranque da AEE e uma interpretação crescentemente aberta dos mesmos
ER  -